Paris 2024: Sarah Menezes consegue feito inédito com ouro de Bia Souza
Treinadora da seleção de judô também foi campeã olímpica como atleta
As mulheres brasileiras parecem ter ido dispostas a fazer história nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Com cinco das sete medalhas conquistadas pelo Time Brasil até o momento as atletas estão fazendo bonito, como Rebeca Andrade que tem chance de se tornar a maior medalhista brasileira levando em consideração os dois naipes. Mas nos bastidores elas também estão fazendo bonito.
Leia também: O desabafo de Bia Souza depois do ouro
É o caso de Sarah Menezes, que nesta quinta (02/08) se tornou a primeira brasileira a ter uma medalha de ouro como atleta e outra como treinadora. Ela havia conquistado o título olímpico em Londres 2012, com apenas 22 anos. Doze anos depois estava ao lado de Bia Souza, como treinadora, na conquista da primeira medalha de ouro do Brasil em Paris 2024.
“Estou muito feliz. Sonho realizado. Duas medalhas olímpicas (de ouro), uma como treinadora e uma como atleta. Gostaria de agradecer Larissa Pimenta (que ganhou o bronze), Beatriz Souza e toda a equipe. Obrigado também pela torcida de todos vocês”, celebrou em suas redes sociais.
Sobre a conquista de atleta comentou como ajudou na conquista de Bia Souza em sua estreia em Jogos Olímpicos. “Ela já é uma atleta bem calma, então eu tentei passar tranquilidade e ao mesmo tempo agressividade. São coisas bem distintas, mas juntas fazem sucesso. Antes da gente chegar na competição tentei brincar com ela e esquecer o nome dos Jogos Olímpicos, que é muito pesado. Falei que a gente estava indo pra um treino intenso. Fui brincando que eram duas lutas de manhã e duas de tarde, a gente acabava e ia pra casa tranquilas”, disse em entrevista ao SporTV.
Sarah lembrou ainda a primeira coisa que disse para Bia depois da luta decisiva: “Você é campeã olímpica!”. A atleta repetiu algumas vezes a frase como se tivesse tentando ainda entender o que tinha acabado de acontecer.