Sambay recebe a Medalha Pedro Ernesto
Honraria foi entregue pela vereadora Monica Benicio para a primeira roda de samba LGBTQIA+ do Rio
A Sambay, primeira roda de samba LGBTQIA+ do Rio, recebeu a maior honraria do legislativo carioca. A Medalha Pedro Ernesto foi entregue pela vereadora Monica Benicio, líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal do Rio.
Frequentadora do evento, Monica ressaltou a importância cultura da roda de samba: “Além de ser um dos meus lugares preferidos na cidade, é um espaço seguro e digno pra nossa comunidade, onde podemos nos divertir sem preconceito e amar sem temer por nossas vidas”.
A vereadora explicou ainda a importância de políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+. “Para que a gente possa beijar e andar de mãos dadas, existe política pública que precisa ser feita. O sambay é a primeira roda de samba que nos acolhe, com qualidade e segurança, mas daqui a 20 anos ela não pode ser a única. O que a gente tá fazendo aqui hoje é dar continuidade a esse legado”, afirmou sem seu discurso.
Monica também é autora do Projeto de Lei que declara a Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de interesse cultural, social e histórico para a cidade. Ontem, durante a realização do evento na Praia de Copacabana ela criticou a falta de investimento do poder público na marcha, chamando de constrangedora a relação com a Prefeitura e o Governo do Estado. “O Rio de Janeiro se reivindica uma cidade plural e isso não pode estar só no discurso”, disse em entrevista para a Veja Rio.