Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

RioGaleão ganha sala sensorial para viajantes com TEA

Espaço está disponível na área interna do embarque doméstico

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 Maio 2025, 12h10
Sala Sensorial no aeroporto RioGaleão
Sala foi desenvolvida em parceria com arquiteta especializada e mãe de adolescente com TEA (RioGaleão/Divulgação)
Continua após publicidade

Promovendo cada vez mais a inclusão, o RioGaleão acaba de inaugura uma Sala Sensorial para passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço de 25 m² fica na área interna do embarque doméstico.

Em um dos espaços os estímulos são cuidadosamente planejados para preparar o passageiro para diferentes momentos da viagem. O ambiente remete à cabine de um avião e paisagens em movimento nas janelas, luzes coloridas no teto e o uso intencional das cores estimulam a visão. As cadeiras vibram para simular a movimentação natural da aeronave, enquanto o contato com as janelas e os maleiros reforça a ativação do tato. Ainda, o sistema auditivo é estimulado por sons típicos da experiência de voo, como chamadas de comissários, o som da janela do avião abrindo e fechando e o barulho do maleiro sendo acessado. Já o sistema paladar-olfato é provocado por cheiros comuns durante a viagem aérea, como perfumes de passageiros, em fragrâncias suaves.

Sala sensorial para passageiro com TEA no RioGaleão
Espaço que simula cabine de avião preparara passageiro pra viagem (RioGaleão/Divulgação)

Já outra área é destinada a passageiros em crise ou com necessidade de maior refúgio dos estímulos do terminal. O espaço conta com uma área de abrigo equipada com poltronas individuais estofadas e iluminação suave, criando um ambiente acolhedor e privativo. O espaço oferece as condições necessárias para que o passageiro possa se reequilibrar e seguir sua jornada com mais tranquilidade.

A Sala Sensorial para passageiros com TEA foi criada pela arquiteta Ana Paula Chacur, especialista no tema e mãe de uma adolescente TEA. O objetivo é oferecer previsibilidade à experiência de voar, estimulam os sentidos de forma controlada e acolhem passageiros de todas as idades em momentos de crise, com cuidado, segurança e empatia.

O RioGaleão oferece ainda abafadores de ruídos, especialmente voltados para pessoas com hipersensibilidade auditiva ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses acessórios podem ser retirados no balcão de informações do Terminal 2 e devolvidos em pontos de coleta convenientes localizados em todos os portões de embarque.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.