Rio recebe pela primeira vez ‘voo pride’ da Air France
Tripulação do voo é toda composta de voluntários que apoiam a causa LGBTQIA+

Para celebrar o Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia, comemorado hoje (17), anualmente a Air France faz uma operação especial. Cada ano um destino é escolhido para receber o ‘voo pride’ e desta vez foi o Rio.
Formado exclusivamente por tripulantes que são ou apoiam a comunidade LGBTQIA+, o voo que veio de Paris chegou ao RioGaleão com bandeira do arco-íris sendo colocadas do lado de fora do cockpit para demonstrar o apoio a causa.
“Este voo simbólico representa nosso compromisso contínuo com o respeito, a inclusão e o apoio à comunidade LGBTQIA+. Nosso objetivo é garantir que todos os colaboradores e clientes se sintam acolhidos e representados em nossa companhia”, explicou Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.
Ainda em Paris, Laurent Lafontan, Vice-presidente Executivo de Operações, e Delphine Pilorgez, Diretora Geral de Atendimento a Bordo, fizeram questão de acompanhar o embarque desse voo especial. No Rio a tripulação foi recebida por representantes do Consulado Francês. Ainda como parte da ação haverá um encontro no Fairmont Rio com presença de representantes da Air France, Accor, Aeroporto RIOgaleão e do Consulado Francês no Rio que compartilharão boas práticas relacionadas ao tema.

“Reunir representantes de empresas comprometidas com essa causa é essencial para ampliar o diálogo, compartilhar experiências e impulsionar a transformação na sociedade”, explicou Netto Moreira, Gerente Geral do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.
Internamente a companhia aérea desenvolve uma série de ações de diversidade e inclusão. Desde maio de 2019, a empresa é signatária da Carta de Compromisso LGBT+ da associação L’Autre Cercle, que atua no combate à LGBTfobia no ambiente profissional. A companhia também apoia, desde sua criação em 2001, a Personn’Ailes — associação LGBT+ e LGBT friendly dos funcionários do grupo Air France-KLM, que desenvolve ações de sensibilização voltadas tanto aos colaboradores quanto aos clientes.