Rio de Janeiro entra na rota de cruzeiros de luxo
Ao menos quatro suntuosos transatlânticos passarão pela cidade na próxima temporada
Se a última temporada de cruzeiros no Brasil teve número recordes, com injeção de R$ 5,2 bilhões na economia, a próxima promete ser ainda melhor. O mercado brasileiro teve um crescimento de 30% em 2023, em comparação com 2019, tornando-se o mercado de cruzeiros que mais cresceu entre os top 10 globais.
O Rio de Janeiro tem uma fatia importante desse mercado, que vê também uma mudança de perfil dos viajantes. Primeiro, 66,7% dos passageiros têm entre 25 e 55 anos, e 30,4% dos cruzeiristas brasileiros possuem renda familiar superior a R$ 10 mil. Esse último dado comprova que o mercado de luxo está ganhando cada vez mais espaço.
Prova disso é que o Rio entrou na rota dos cruzeiros de luxo e na próxima temporada terá alguns dos mais especiais navios passando pelo porto. Só a Regent Seven Seas trará dois de seus luxuosos navios para a cidade. O Seven Seas Splendor (746 hóspedes) convida para uma viagem de 24 noites, partindo daqui e chegando em Santiago no Chile. O roteiro passará pelas paisagens geladas da Antártica. O outro navio da armadora que passará pela cidade é o Seven Seas Mariner (700 hóspedes) oferecendo um roteiro de 22 dias partindo e chegando nos mesmos portos. Além de levar para destinos como Antártida, às Ilhas Malvinas e a Ushuaia, a viagem passará por capitais como Buenos Aires e Montevidéu.
Leia também: Conheça a maior suíte de cruzeiro de luxo que passará pelo Brasil
Se ano passado a Swan Hellenic fez uma parada estratégica na cidade de um de seus navios para um evento para o mercado de turismo e imprensa, este ano o Rio de Janeiro entrou no itinerário do SH Vega (152 passageiros). O navio terá um roteiro saindo de Salvador, passando por Itacaré, Trancoso, Abrolhos, Búzios e chegando no Rio. Durante a viagem a chefa baiana Dadá estará apresentado sua gastromomia a bordo, Nanda Gollo fará shows e Junia Furtado dará palestras.
A Oceania Cruises também aposta no mercado carioca com uma viagem a bordo do Marina (1.250 passageiros) do Rio de Janeiro até Buenos Aires, passando por destinos como Búzios, Punta del Este e Montevidéu, entre outros. A culinária é a base da marca e atrai os viajantes de luxo com uma experiência gastronômica única.
Os quatro navios passando pela cidade comprovam o crescimento desse mercado e a importância da cidade para atrair os turistas de alto padrão. Impulsionada pelo perfil desse consumidor, a expectativa é que os números da próxima temporada sejam ainda melhores.