Paris 2024: CPB projeta recorde de medalhas nos Jogos Paralímpicos
Comitê Paralímpico Brasileiro espera ultrapassar as 72 medalhas no total e as 22 de ouro conquistadas em Tóquio
Começam hoje (29/08) as disputas por medalhas em Paris 2024 e o Comitê Paralímpico Brasileiro espera bater o recorde de medalhas, tanto no total quanto nas de ouro. Tóquio 2020 foi a melhor edição paralímpica pra delegação brasileira com 72 medalhas, sendo 22 de ouro.
Segundo o vice-presidente do CPB a projeção é que a delegação brasileira deixe a capital francesa com um número de pódios olímpicos entre 70 e 90. “Eu acredito muito que vamos ficar nesse patamar, conquistando um pouco mais de 80 medalhas”, afirmou o dirigente.
O número impressiona se comparado com os Jogos Olímpicos (na capital francesa foram 20 medalhas e apenas 3 ouros para o Time Brasil), mas o Brasil é uma potência nos Jogos Paralímpicos e desde Pequim 2008 figura entre os 10 melhores ranqueados no quadro geral de medalhas. Em Londres 2021 e Tóquio 2020 o Brasil conseguiu a melhor colocação na história: sétimo lugar. O desafio agora é melhorar não só o número de medalhas, mas alcançar também a melhor colocação na disputa entres os países.
Não será surpresa se o país chegar ao top 5 no quadro de medalhas. No Japão a quinta colocação ficou com a Holanda, com 25 ouros, três a mais que o Brasil. Além deste país, Austrália, Itália e Ucrânia são as delegações que devem disputar medalha a medalha conosco.