Paris 2024: Rafaela Silva revela que tentou tirar a própria vida
Judoca que perdeu a disputa do bronze em Paris 2024 fez desabafo nas redes sociais
A história de Rafaela Silva sempre foi de superação. Da infância na Cidade de Deus até o ouro olímpico na Ri0 2016 a judoca venceu o racismo, preconceito com a sexualidade e um afastamento por doping. Mas não foi só isso, ela revelou hoje (30/07) que tentou tirar a própria vida.
A imagem na entrevista após a derrota na luta que valia o bronze em Paris 2024, quando pediu desculpas por não conquistar a medalha, já foi bastante forte. Mas a revelação feita nas redes sociais impactou ainda mais. Rafaela contou na postagem (veja abaixo) que pensou em se suicidar quando se viu em uma “situação que achou que não poderia mais fazer judô”, se referindo a suspensão por doping.
Em 2019 ela testou positivo para doping durante os Jogos Panamericanos de Lima, quando o exame apontou a presença de Fenoterol. Em sua defesa a atleta argumentou que tinha o hábito de brincar chupando o nariz do bebê de uma amiga sem saber que a criança tinha tomado remédio para asma, mas não convenceu o tribunal e foi suspensa, ficando de fora da Olimpíada de Tóquio.
Na sequência do post no instagram a judoca fez alguns agradecimentos, inclusive citando responsáveis por não ter levado a ideia adiante: “Então só tenho a agradecer a Deus. Se hoje eu estou aqui novamente, vivendo esse sentimento olímpico, foi graças a ele. Agradeço a minha família, que independentemente da vitória ou da derrota jamais me virou as costas. Agradeço ao meu clube, meus amigos, minha equipe e aos meus parceiros e apoiadores que investem no eu sonho”.
Sobre o resultado em Paris disse que, apesar de sentir que falhou em não conquistar a medalha, tem certeza que entregou 100%. Depois agradeceu o apoio da torcida e prometeu que seguirá “buscando mais e mais”. Ela ainda escreveu: “Hoje a minha medalha não está visível no meu pescoço e sim no coração”.
A namorada da judoca também usou as redes sociais para se manifestar após a primeira participação de Rafaela em Paris 2024 (ela ainda participa da disputa por equipes mistas no sábado – 03/08). “Eu não sei nem o que escrever pra você… Sei que está doendo e muito, mas eu sempre vou estar aqui para te lembrar que você sempre foi mais que uma medalha e tem seu legado. O que você já fez pelo o esporte é extraordinário… Tenho muita sorte em ter um diamante bruto como você em casa. Eu te amo, não pelas medalhas mas pela pessoa incrível e coração puro que você tem. Seguimos juntas para o próximo objetivo”.