Divulgada a programação da LGBT+ Turismo Expo 2024
Principal evento B2B do segmento terá painéis de debate e apresentações de destinos e empresas do turismo
Maior evento B2B do segmento no país, a LGBT+ Turismo Expo divulgou a programação da edição deste ano, que acontece no próximo dia 25 de julho, no hotel Unique (São Paulo / SP). O evento reúne os principais players do turismo focados no turista queer e apresenta painéis de debate, apresentação de atrativos e palestras.
Logo no início do evento (09h15) o primeiro painel surpreende ao trazer como tema viagens de espiritualidade. O assunto que será debatido junto com viagens de bem estar não costuma ser muito explorado pelo mercado focado no turista LGBTQIA+, mas é uma oportunidade de produto a ser melhor trabalhado.
“Temos temas que precisamos debater dentro do segmento do turismo LGBTQIA+. Resolvemos falar sobre turismo de espiritualidade para desmistificar a ideia de que esse viajante só vai pra festa, que não visita templos ou pratica sua fé quando viaja. É importante trazer esse assuntos que não são lembrados para dar visibilidade e oportunidade para o mercado”, explica Alex Bernardes, idealizador da LGBT+ Turismo Expo.
O painel seguinte (11h) é um convite aos participantes a conhecer melhor a nova geração de turistas LGBTQIA+ que já são clientes das agências e operadoras. Depois (15h20) será a vez de entender a convergência entre o turismo de luxo e o viajante queer. Este painel contará com a minha apresentação. Por fim (16h45), haverá uma mesa redonda sobre como montar pacotes e roteiros para o segmento do turismo LGBTQIA+.
“Queremos também entender como essa nova geração que já cresceu ‘fora do armário’ está sendo acolhida pelo trade. Se o mercado está preparado para se comunicar com gêneros fluídos e pessoas que performam fora do padrão que as pessoas já estão mais acostumadas”, continua Alex.
Finalizando o evento (18h25) haverá a palestra magna de um dos maiores especialistas de marketing LGBTQIA+ do mundo. Matt Skallerud, CEO e proprietário da Pink Media, promete trazer importantes insights para atração e retenção do público queer para destinos, serviços e produtos turísticos que cada vez mais investem na comunidade.
Ao longo do dia haverá ainda apresentações de destinos e produtos que trabalham o segmento. Será a chance de conhecer mais sobre empresas aéreas como Delta, Copa Airlines e KLM; do grupo hoteleiro Accor; além de destinos que recebem bem o viajante queer, tais como Pipa, Buenos Aires, Nova Orleans, Colômbia, Miami, São Luís, Tailândia, Portugal, Mato Grosso do Sul, Orlando, Washington, Chile, Foz do Iguaçu, Brasil, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia.
Durante toda a programação o espaço de exposição fica aberto para negócios entre os participantes. Vale ressaltar que pelo primeiro ano a LGBT+ Turismo expo terá ainda uma rodada de negócios entre operadoras de turismo e empresas nacionais que trabalham o segmento de turismo queer profissionalmente, conforme adiantei na coluna.
A LGBT+ Turismo Expo reunirá 60 expositores e espera receber cerca de 850 agentes de viagens e operadores de turismo, número 20% maior que a última edição realizada no Rio de Janeiro. As inscrições, exclusivas para profissionais do setor, são gratuitas e podem ser feitas online.