Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

A história da primeira medalhista da Equipe de Refugiados na Paralimpíada

Zakia Khudadadi conquistou o bronze no Taekwondo em Paris, primeira medalha da Equipe de Refugiados na história dos Jogos Paralímpicos

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 ago 2024, 07h39
Atleta do Taekwondo garante primeira medalha da Equipe de Refugiados na história dos Jogos Paralímpicos
 (Paris 2024/Divulgação)
Continua após publicidade

Paris 2024 ficará para sempre marcada na história da Equipe de Refugiados. Assim como Cindy Winner Djankeu Ngamba (Boxe), que se tornou a primeira medalhista olímpica na história da equipe criada na Rio 2016, Zakia Khudadadi (Taekwondo) também conquistou o bronze e se tornou a primeira medalhista paralímpica de todos os tempos a participar da competição pela equipe que representa os mais de 117 milhões de refugiados que existem no mundo.

Apesar de ser a primeira vez defendendo esse time, esta não foi a estreia de Zakia em Paralimpíadas. Ela ficou conhecida pela grande operação internacional que a retirou do Afeganistão, que acabava de cair novamente nas mãos do Talibã dias antes do início dos Jogos em Tóquio. Na ocasião ela ainda defendeu a bandeira do seu país de nascimento.

Apesar de ter sido eliminada na estreia na capital japonesa, começava ali uma nova fase da sua vida. Khudadadi pediu asilo na França e na sua “nova casa” conquistou ontem (28/08) a sua primeira medalha paralímpica, na categoria até 47kg da classe K44.

“Eu não parei desde Tóquio. Trabalhei muito duro e é uma honra representar a Equipe de Refugiados em Paris”, comentou a atleta após a conquista da medalha. “Tenho força por tudo, pelo esporte, pelas mulheres do Afeganistão, pelos refugiados”, completou.

Como Zakia participa do evento pela Equipe de Refugiados, o Afeganistão tem oficialmente apenas um representante nos Jogos Paralímpicos deste ano. Curiosamente Ebrahim Danishi é também do Taekwondo e fez sua estreia no mesmo dia (28/08). Ele foi derrotado nas oitavas-de-final por Xian Xao (Taipei).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.