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Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
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Para 57% dos brasileiros empresas têm preconceito em contratar LGBTs

Levantamento mostra ainda que 44% dos LGBTs já sofreram preconceito no ambiente de trabalho

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Atualizado em 28 jul 2023, 10h11 - Publicado em 28 jul 2023, 07h53
Mais da metade dos brasileiros acreditam que as empresas têm preconceito em contratar LGBTs
 (Anna Shvets/Pexels)
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O mercado de trabalho ainda continua sendo um grande desafio para pessoas LGBTQIA+. E os obstáculos começam antes mesmo de conseguir emprego. Para a maioria (57%) dos brasileiros as empresas têm preconceito em contratar LGBTs. É o que aponta o estudo Oldiversity do Grupo Croma, referência em pesquisas sobre diversidade e inclusão.

Quando é feito o recorte na pesquisa com apenas respostas de pessoas que se identificaram como parte da comunidade a percepção é ainda pior, com 63% dos respondentes acreditando nesse preconceito por parte das empresas.

Ainda, 44% dos LGBTs que participaram da pesquisa afirmam já ter sofrido preconceito por sua orientação sexual em ambiente de trabalho. Toda essa preocupação leva 45%, segundo pesquisa da Catho, a não revelar sua orientação sexual nas empresas em que trabalham.

Apesar disso tudo, o otimismo no futuro é grande. Mais da metade (52%) das pessoas queer acreditam que as marcas e empresas estão se adequando para atender as necessidades da comunidade LGBTQIA+. Além disso, 62% dos respondentes LGBTs acreditam que as políticas públicas do atual governo irão ajudar na melhoria quanto ao preconceito.

Vale lembrar que além de contratar é preciso acolher essas pessoas. O número de profissionais LGBTQIA+ com graves níveis de ansiedade ou depressão é praticamente o dobro quando comparado aos heterossexuais, segundo a Pesquisa Global de Atitudes de Benefícios da WTM. 

Promover um ambiente mais inclusivo e diverso é ter maior chance de retorno financeiro, segundo a percepção de mais da metade dos entrevistados pela consultoria McKinsey & Company na América Latina. O mesmo levantamento apontou que 72% dos entrevistados têm a tendência de permanecer por mais tempo nas empresas acolhedoras.

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