Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Porta-bandeira do Brasil disputará prova horas depois da abertura

Gabriel Araújo disputará as eliminatórias dos 100m borboleta 12 horas depois da Cerimônia da Abertura dos Jogos Paralímpicos

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 ago 2024, 15h47
Porta-bandeira do Brasil, Gabriel Araújo disputará prova horas depois da Cerimônia de Abertura
 (Reprodução/Instagram)
Continua após publicidade

Carregar a bandeira brasileira em uma Cerimônia de Abertura é o sonho de qualquer atleta. Mas nesta edição dos Jogos Paralímpicos um dos escolhidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro terá um desafio ainda maior. Ao lado de Beth Gomes, do atletismo, o nadador Gabriel Araújo será porta-bandeira do Brasil e pouco mais de 12 horas após o início da cerimônia estará Arena La Défense para as provas eliminatórias dos 100m costas da classe S2.

O nadador foi medalhista de prata nesta prova na última edição da Paralimpíada, além de ter conquistado ouro nos 200m livre e 50m costas em Tóquio. Esperança de garantir medalha para a delegação brasileira já no primeiro dia de disputas de Paris 2024, afinal é o atual campeão mundial nos 100m costas classe S2, o mineiro está confiante que não terá seu desempenho prejudicado pela cerimônia na noite anterior.

“Vai ser uma correria boa. Estou mais preparado para nadar do que para a cerimônia”, afirmou se divertindo. “Meu treinador sempre pensa com antecedência e já estava no meu planejamento participar da abertura, independentemente de nadar no dia seguinte ou não. É um sonho estar vivendo tudo isso”, completou.

Desde os jogos de Tóquio, Gabriel coleciona bons resultados na natação paralímpica. Foram 5 medalhas de ouro nos Jogos Parapan-americanos de Santiago, em 2023, e 6 medalhas de ouro em dois campeonatos mundiais, na Ilha da Madeira em 2022 e em Manchester em 2023.

Continua após a publicidade

“No topo do pódio, o que eu costumo dizer é que chegar não é fácil, mas se manter é muito mais difícil. Então, é manter uma constância e, se Deus quiser, fazer os melhores resultados aqui com toda essa pressão, toda essa responsabilidade que assumi”, disse o nadador.

Ao todos 12 nadadores brasileiros estreiam no primeiro dia de competição em Paris 2024. As eliminatórias serão na manhã parisiense e as finais no fim de tarde e início da noite na capital francesa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.