Pesquisa revela desafios da hotelaria para atender o público LGBTQIA+
Menos da metade dos entrevistados afirmar ser representados e atendidos adequadamente pelo setor de turismo no Caribe e América Latina
Para compreender melhor o mercado a aprimorar o acolhimento ao viajante LGBTQIA+, a Marriott International encomendou um estudo em sete dos principais mercados da região (México, República Dominicana, Porto Rico, Costa Rica, Colômbia, Brasil e Chile). Realizado pela Appinio o levantamento identificou áreas de melhorias para todo o setor de viagens.
“Acreditamos ser imperativo ter uma compreensão abrangente das preferências e necessidades da comunidade LGBTQIA+ e continuar oferecendo uma recepção acolhedora a todos”, explica Brian King, presidente da Marriott International para região do Caribe e América Latina.
Menos da metade dos entrevistados (45,8%) sentem que são representados e atendidos adequadamente pelo setor de turismo na região. Este número revela que ainda há necessidade de melhoria no suporte ao viajante queer. Mas o Brasil tem uma ponto positivo a comemorar, sendo indicado como o país mais receptivo da região para o turista LGBTQIA+.
Novamente uma pesquisa confirma que a segurança é o aspecto mais importante para a comunidade, seguido pela facilidade de viajar e custo total. Avaliações e recomendações em redes sociais e boa receptividade também tiveram destaque.
O levantamento destaca ainda quais as medidas os entrevistados julgam importante. Em relação aos hotéis, as medidas mais citadas foram: tratamento igualitário para todas as conformações de casais, clareza na comunicação das políticas de inclusão e treinamentos em diversidade, equidade e inclusão para colaboradores. Mas uma preocupação pertinente é quanto aos outros viajantes. Neste caso foram apontados respeito à privacidade e aos limites pessoais, respeito em geral e evitar fazer perguntas pessoais intrusivas. Medidas que também precisam ser adotadas pelos players do turismo.
Para finalizar, a pesquisa da Marriott revela ainda que 90% dos viajantes queer planeja fazer uma viagem doméstica ou internacional nos próximos 12 meses e que mais da metade (51,3%) considera as viagens uma parte importante de suas vidas, as prioriza em seus orçamentos e economiza para realizá-las. Ainda que a maioria planeja viajar com parceiros ou família e que apenas um em cada quatro planeja viajar sozinha pelo menos uma vez nos próximos 12 meses.