Paris 2024: Organizadores falam sobre polêmica “Santa Ceia de Drags”
Imagem fez parte da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos e causou controvérsia nas redes sociais
Uma das cenas da Cerimônia de Abertura de Paris 2024 mais comentadas nas redes sociais continua rendendo polêmicas. A imagem que ficou conhecia como “Santa Ceia de Drags” teve repercussão entre personalidades da extrema-direita que acusaram os organizadores de profanar uma imagem cristã.
Leia também: Cerimônia de Abertura de Paris 2024 exalta diversidade
O debate foi amplo nas redes sociais e até a Conferência dos Bispos da Igreja Católica Francesa se pronunciou no dia seguinte afirmando que a cena foi um “escárnio” e uma “zombaria com o Cristianismo”. Contudo, enquanto a festa de abertura acontecia o perfil oficial dos Jogos Olímpicos já avisava em sua conta no X (antigo twitter) que se tratada da representação do Deus Dionísio. A inspiração seria então da obra “Festa dos Deuses”, de Jan Harmensz van Bijlert, que representa a chegada de Dionísio/Baco, deus grego-romano do vinho e das festas.
Hoje (28/07) mais cedo, Thomas Jolly, Diretor Artístico da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, voltou a reafirmar que não se tratava de uma reinterpretação do famoso quadro de Leonardo da Vinci. Em entrevista ao canal BFMTV disse que a ideia da cena era fazer um grande festival pagão conectando com os Deuses do Olimpo. O Comitê Organizador dos Jogos Paris 2024 também se pronunciou através da sua Diretora de Comunicações, Anne Descamps, afirmando que “nunca houve qualquer intenção de desrespeitar qualquer grupo religioso”.