Paris 2024: Brasil terá recorde de participação feminina na Paralimpíada
Número de atletas mulheres brasileiras nos Jogos Paralímpicos representa 42% da delegação
Faltando pouco mais de uma semana para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos, esta edição já tem uma marca histórica para a delegação brasileira. Em Paris 2024 teremos a maior quantidade de mulheres competindo pelo Brasil. Dos 280 atletas, 118 são mulheres na capital francesa, número maior que as 102 que participaram da Rio 2016.
Leia também: Jogos Paralímpicos terão atleta trans pela primeira vez
O atletismo é a modalidade que mais está levando atletas do gênero feminino para a competição, com 32 competidoras entre os 87 convocados. Mas são outros esportes em que a presença feminina é maior que de homens, como o caso do Levantamento de Peso (7 mulheres e 4 homens), Judô (8 mulheres e 7 homens), Remo (4 mulheres e 3 homens), Taekwondo (4 mulheres e 2 homens), Tênis de Mesa (9 mulheres e 6 homens) e Triatlo (2 mulheres e 1 homem).
A delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos avança assim para que em breve se iguale aos Jogos Olímpicos deste ano, quando tivemos mais representantes femininas competindo. O resultado foi que das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil 12 foram por mulheres.