Paris 2024: Primeiros brasileiros chegam na Vila Paralímpica
Se instalaram hoje (21/08) 75 dos 280 atletas do Brasil nos Jogos Paralímpicos
Depois de ser ocupada pelos atletas para os Jogos Paralímpicos, a Vila Olímpica de Paris 2024 passou por uma série de adaptações para receber os paratletas. Além dos banheiros adaptados nos apartamentos, rampas de acesso foram construídas nas áreas externas para melhorar a locomoção.
“O Comitê Organizador Local e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) mostraram uma atenção especial à questão da acessibilidade desde o começo da estruturação do espaço. A Vila Paralímpica é totalmente acessível e dá total autonomia para as pessoas com deficiência”, celebrou Jonas Freire, Diretor de Esportes de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro.
E os primeiros brasileiros já começaram a se instalar no espaço para a competição que começa na próxima semana, no dia 28 de agosto. Hoje chegaram 75 dos 280 atletas do Brasil das modalidades remo, tênis de mesa, vôlei sentado, tiro com arco, levantamento de peso e bocha. A delegação brasileira ocupara 2 prédios na Vila Paralímpica, sendo que um deles será compartilhado com atletas de Portugal e Irlanda.
“Entrar aqui na Vila Paralímpica é muito emocionante. Estamos mostrando que podemos estar onde a gente quiser”, comentou emocionada a paraibana Laissa Guerreira, atleta da bocha.
Esta será a maior delegação brasileira em Jogos Paralímpicos fora do país. Na Rio 2016 foram 278 atletas com deficiência contra 255 em Paris 2024. Os outros 25 atletas são atletas-guia, calheiros, goleiros no futebol de cegos e timoneiro. A melhor campanha até agora foi em Tóquio-2020 com 72 medalhas, sendo 22 de ouro 20 de prata e 30 de bronze.