Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Paris 2024: Primeiros brasileiros chegam na Vila Paralímpica

Se instalaram hoje (21/08) 75 dos 280 atletas do Brasil nos Jogos Paralímpicos

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 ago 2024, 17h23 - Publicado em 21 ago 2024, 17h23
Brasileiros já começam a chegar na Vila Paralímpica
 (Isabela Vergani/CPB/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois de ser ocupada pelos atletas para os Jogos Paralímpicos, a Vila Olímpica de Paris 2024 passou por uma série de adaptações para receber os paratletas. Além dos banheiros adaptados nos apartamentos, rampas de acesso foram construídas nas áreas externas para melhorar a locomoção.

“O Comitê Organizador Local e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) mostraram uma atenção especial à questão da acessibilidade desde o começo da estruturação do espaço. A Vila Paralímpica é totalmente acessível e dá total autonomia para as pessoas com deficiência”, celebrou Jonas Freire, Diretor de Esportes de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro.

E os primeiros brasileiros já começaram a se instalar no espaço para a competição que começa na próxima semana, no dia 28 de agosto. Hoje chegaram 75 dos 280 atletas do Brasil das modalidades remo, tênis de mesa, vôlei sentado, tiro com arco, levantamento de peso e bocha. A delegação brasileira ocupara 2 prédios na Vila Paralímpica, sendo que um deles será compartilhado com atletas de Portugal e Irlanda.

“Entrar aqui na Vila Paralímpica é muito emocionante. Estamos mostrando que podemos estar onde a gente quiser”, comentou emocionada a paraibana Laissa Guerreira, atleta da bocha.

Esta será a maior delegação brasileira em Jogos Paralímpicos fora do país. Na Rio 2016 foram 278 atletas com deficiência contra 255 em Paris 2024. Os outros 25 atletas são atletas-guia, calheiros, goleiros no futebol de cegos e timoneiro. A melhor campanha até agora foi em Tóquio-2020 com 72 medalhas, sendo 22 de ouro 20 de prata e 30 de bronze.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.