Paris 2024: Metade dos atletas LGBTs do Brasil ganham medalha olímpica
Dos 195 atletas abertamente da comunidade nos Jogos Olímpicos 30 são do Brasil
Se as mulheres foram o grande destaque do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024, conquistando pela primeira vez na história mais medalhas que os homens, os atletas LGBTQIA+ do nosso país também fizeram bonito na capital francesa, com metade voltando da Olimpíada com medalha no peito.
Paris teve a participação de 195 atletas abertamente da comunidade, recorde histórico em edições olímpica, dentre os quais 30 são do Brasil. E eles estiveram presentes em cinco medalhas da nossa equipe (ouro no vôlei de praia, prata no futebol e bronze no judô, vôlei e boxe). Com forte presença nos esportes olímpicos, ao todo 15 atletas brasileiros LGBT deixam Paris 2024 com medalhas conquistadas (veja a lista completa no fim da matéria).
Aliás não só os brasileiros queer tiveram bons resultados em Paris 2024. Ao todo, os integrantes da comunidade LGBTQIA+ de todo mundo conquistaram 42 medalhas nesta edição dos Jogos Olímpicos, sendo 15 ouros, 13 pratas e 14 bronzes. Isso significa, por exemplo, que se fosse um país o Time LGBTQIA+ ocuparia a 6ª colocação no quadro geral de medalhas.
Confira a lista completas dos brasileiros LGBTQIA+ que ganharam medalha em Paris 2024:
Ouro (1)
Ana Patrícia (Vôlei de Praia)
Prata (8)
Adriana (Futebol)
Lauren (Futebol)
Lorena (Futebol)
Luciana (Futebol)
Marta (Futebol)
Tainá (Futebol)
Tamires (Futebol)
Tarciane (Futebol)
Bronze (6)
Bia Ferreira (Boxe)
Rafaela Silva (Judô)
Ana Carolina (Vôlei)
Gabi (Vôlei)
Roberta (Vôlei)
Rosamaria (Vôlei)