Paris 2024: 32 atletas LGBTQIA+ participarão dos Jogos Paralímpicos
Delegação brasileira tem 3 competidoras abertamente da comunidade
Assim como na Olimpíada, os Jogos Paralímpicos também terão participação de atletas LGBTQIA+. Se na competição encerrada no último dia 11 de agosto foram 195 competidores que falam abertamente sobre sua sexualidade ou identidade de gênero, no evento que começa amanhã (28/08) são até agora 32 atletas contabilizados pela consultoria OutSports (clique no link para ver a lista completa).
Leia também: Metade dos atletas LGBTs do Brasil ganham medalha olímpica
O número em Paris 2024 é um pouco inferior do de Tóquio 2020, quando 36 atletas LGBTQIA+ participaram da Paralimpíada. Mas os responsáveis pelo levantamento alertam que o mesmo pode ser atualizado nos próximos dias. Mesmo assim segue sendo mais significativo do que na Rio 2016 quando apenas 12 competidores abertamente queer participaram da competição.
A delegação brasileira conta com três esportistas na lista. Alana Maldonado, do judô, Edenia Garcia e Mari Gesteira, da natação. A judoca destaca a representatividade feminina também nesse quesito: ” A atleta paralímpica feminina mostra cada vez mais força e capacidade para alcançar seus sonhos, objetivos e resultados significativos. Lutamos cada vez mais por esse espaço e reconhecimento, e temos conseguido”, afirmou ao site Historica.
Leia também: Jogos Paralímpicos também terão Equipe de Refugiados
Dos 32 atletas LGBTQIA+ que disputarão os Jogos Paralímpicos na capital francesa, 28 são do gênero feminino, 3 do masculino e 1 atleta não binário. A delegação com mais representantes queer na competição é a do Reino Unido, com 7 competidores, e a modalidade com mais representatividade é o Basquete em Cadeira de Rodas, com 10 atletas.