Paris 2024: em que atletas brasileiros ficar atento nos Jogos Paralímpicos
Atleta do país que podem fazer história na edição do evento que começa hoje (28/08)
O Brasil é uma potência nos Jogos Paralímpicos, com 373 medalhas conquistadas até a última edição. Aliás, Tóquio marcou a melhor campanha da delegação brasileira em todos os tempos, com 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze (total de 72 medalhas). Por isso mesmo é difícil elencar poucos atletas em quem ficarmos atentos em Paris 2024. Mas a coluna traz uma lista na qual vale ficar de olho.
Leia também: Onde assistir os Jogos Paralímpicos
Embora seis atletas tenham mais pódios que ele, o pernambucano Phelipe Rodrigues chega à capital francesa como maior medalhista brasileiro em atividade. O atleta acumula até agora cinco pratas e três bronzes, mas poderá sair da capital francesa com uma coleção maior e entrar no top 5 de atletas brasileiros com maior número de medalhas em Jogos Paralímpicos. “Ser o atleta do Brasil com mais medalhas nesta edição me faz acreditar que todo o esforço nos últimos anos valeu a pena”, declarou Phelipe.
Esta edição da Paralimpíada marca a maior participação de mulheres brasileiras na história. Com sete provas a disputar, a nadadora Carol Santiago é a brasileira competindo em Paris 2024 com maior número de medalhas (5 no total – 3 ouros, 1 prata e 1 bronze). E a expectativa é grande, já que conquistou 10 medalhas de ouro nos dois últimos Mundiais de Natação Paralímpica.
Leia também: Quem é a ex-Chiquititas que estará nos Jogos Paralímpicos
Credenciada por bons resultados no ciclo de preparação para o evento na capital francesa, em especial com as medalhas de ouro nos dois últimos campeonatos mundiais e o recorde mundial nos 100m da classe T11 do atletismo, Jerusa Geber é uma das principais apostas da delegação brasileira. Outra esperança na modalidade é Petrúcio Ferreira, dono de cinco medalhas em Jogos Paralímpicos (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze) ele também é o atual bicampeão mundial nos 100m rasos. O atletismo tem ainda Claudiney Batista que tentará o tricampeonato paralímpico. Ele atualmente já é tricampeão mundial do lançamento de disco.
Líder do ranking mundial e primeira brasileira campeã paralímpica no judô, Alana Maldonado defenderá o título conquistado em Tóquio 2020. Ela também é atual campeã mundial na sua categoria (70kg classe J2). Já na canoagem a principal esperança de medalhas para o Brasil é Fernando Rufino, que também defenderá o ouro conquistado na última edição da Paralimpíada.
Nos esportes coletivos, o Brasil é o adversário a ser batido no Futebol para Cegos. A seleção brasileira conquistou o ouro em todas as edições de Jogos Paralímpicos. Com dois bronzes nas últimas edições das Paralimpíadas, a seleção feminina de Vôlei Sentado chega em Paris com o histórico primeiro título do Brasil em Mundiais, alcançado em novembro de 20222.
Leia também: 32 atletas LGBTQIA+ participarão dos Jogos Paralímpicos
Por fim, a nadadora Edênia Garcia é a brasileira com mais participações no evento, indo para sua sexta edição de Jogos Paralímpicos. Já Sophia Kelmer, do tênis de mesa, é a integrante mais jovem da delegação brasileiras em Paris 2024, com apenas 16 anos.