Campanha refuta objetificação dos corpos femininos no carnaval
Dove foca especialmente nos turistas estrangeiras para provocar reflexão sobre o tema
Se o verão carioca já expõe mais os corpos femininos, o carnaval é uma época em que há ainda mais destaque. Por isso a data foi escolhida pela Dove para lançar uma campanha contra a objetificação do corpo feminino e a redução do mesmo a um estereótipo, especialmente pelos turistas estrangeiros que chegam para curtir a folia.
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Segundo uma pesquisa feita pela empresa, 80% das mulheres do nosso país se sentem incomodadas e desrespeitadas com a imagem que os corpos femininos brasileiros são reproduzidos pelo mundo afora. Ainda, a maioria (61%) acreditam que essa imagem impõe um padrão de beleza que não corresponde ao seu corpo e é irreal para as respondentes.
Esse incômodo com a imagem explorada fora do nosso país foi a inspiração para a agência Soko criar a campanha pra Dove. Com mensagens em espanhol e inglês espalhadas em pontos estratégicos da cidade, como aeroportos, as provocações feitas pela marca pretendem atingir turistas do mundo inteiro que chegam a cidade para esse período.
“É sabido que o estereótipo do corpo brasileiro é um corpo considerado ‘padrão’ e que isso, além de afetar a nossa autoestima, resulta na hiper sexualização da mulher brasileira mundo afora”, lembra Andreza Graner, Diretora de Marketing de Dove.
Participam da campanha que também toma conta das redes sociais da marca nomes como Fernanda Paes Leme, Astrid Fontenelle, Dani Rudz, Rafa Brites e Letticia Munniz. Elas trazem debates como sobre pouquíssimas (apenas 15%) brasileiras se sentem representadas pelo esteriótipo de corpo e como a maioria (57%) se sente desconfortável com essa imagem sendo transmitida no exterior.