Ministério do Turismo destaca 5 tendências de comportamento dos viajantes
Revista Tendências do Turismo mostra direcionamentos para o setor

Em um setor com forte transformação, em especial no pós-pandemia, saber de forma antecipada as tendências dos viajantes é fundamental para o setor de turismo. Por isso o Ministério do Turismo lança a nova edição da Revista Tendências do Turismo, feita em parceria com a Embratur.
O material destaca dezenove tendências que irão moldar o futuro do setor em uma série especial de reportagens. Algumas já estão presentes no mercados e outras são novidades que devem se consolidar em breve. A coluna teve acesso com exclusividade as cinco que a equipe responsável pela publicação destaca como as principais.
Liderada pela geração Z (68% dos jovens dessa faixa etária preferem descobrir algo novo a visitar pontos turísticos já consagrados) a busca por destinos alternativos em detrimento a superlotação dos locais tradicionais irá valorizar cada vez mais lugares que ainda não forma descobertos por grande parte dos turistas.
E ao chegar ao destino a tendência é vivencia-lo. A imersão nos destinos reflete o desejo por históricas autênticas e participativas. “O turista quer viagens que promovem vivências profundas com a cultura, a gastronomia e o cotidiano das comunidades locais”, destaca Richard Alves, especialista em turismo.
Há espaço também para viagens nostálgicas, que conectam o viajante ao passado, com lugares ou experiências que remetem a infância, filmes clássicos ou memória de viagens em família. A gastronomia afetiva e hospedagens que resgatam o charme de outras épocas ganharão cada vez mais espaço.
Talvez o maior impacto pós-pandemia seja a busca de espaços ao ar livre. Trilhas, mergulhos, observação de fauna e flora, por exemplo, se tornam cada vez mais frequentes no planejamento das férias. Segundo a pesquisa “Travel Trends”, do site Skyscanner, 72% dos viajantes gostam de visitar jardins, mostrando que o contato com a natureza pode estar presente até mesmo em viagens para grandes centros urbanos.
E aí também que aumenta o engajamento por escolhas mais conscientes. A sustentabilidade se tornou obrigatória para o setor já que o consumidor está atento ao impacto ambiental e social de sua viagem. Em 2025, cresce a busca por transportes menos poluentes, hospedagens ecológicas e atividades que valorizam ecossistemas e culturas locais.
Seja conhecendo destinos alternativos ou optando por vivências mais sustentáveis, o turismo converge para um futuro em que propósito, autenticidade e natureza caminham lado a lado. Para saber mais sobre as tendências de viagens, a Revista Tendências do Turismo 2025 está disponível para download gratuitamente.