Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão
Continua após publicidade

Organização mapeia candidaturas LGBTQIA+ nas próximas eleições

Programa Voto com Orgulho divulga primeira parcial com 150 pré-candidatos LGBTQIA+ ou aliados

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 Maio 2024, 18h10

Com intuito de apurar dados sobre a quantidade de candidatos da comunidade e pessoas aliadas à causa, a Aliança Nacional LGBTI+ lançou mais uma edição do programa Voto do Orgulho. Neste primeiro momento estão sendo feitos o cadastramento de pré-candidaturas para vereadores e prefeitos de todos os municípios brasileiros.

“As eleições municipais são espaços estratégicos para pautar a nossa agenda por cidadania e contra a discriminação, por isso vamos acompanhar e apoiar este movimento que vem se capilarizando nas cidades brasileiras”, declarou Cláudio Nascimento, diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+.

O cadastro é feito de forma online através de um formulário (clique no link). Até o presente momento já foram cadastradas 150 pré-candidaturas, sendo 147 para vereador(a) e 3 para prefeito(a). O estado de São Paulo lidera em número de candidaturas (34), seguido do Rio de Janeiro (22) e do Paraná (14). Outro dezoito estados da federação também têm candidatos cadastrados.

Os partidos com mais representantes da comunidade LGBTQIA+ que estão cadastrados no programa Vote com Orgulho são PT (46), PSOL (25), PDT (18), Rede Sustentabilidade e PSB (13 cada). Outros doze partidos também estão representados.

Continua após a publicidade

Chama a atenção a representatividade femininas, com 66 pré-candidatas, especialmente mulheres trans e travestis (38). Há ainda 14 pré-candidates não bináries. Pessoas pretas e pardas representam 52,7% dos já cadastrados.

O Programa Voto Com Orgulho é coordenado pela Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ (Rio de Janeiro) e o Grupo Dignidade (Curitiba), e conta com apoio institucional do Sinergia Instituto de Diversidade Sexual de Minas Gerais, da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a União Nacional LGBT, Rede Trans, Sleeping Giants Brasil, Associação de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e Global Equality Caucus.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.