L’Occitane au Brésil anuncia seus compromissos de sustentabilidade
Empresa divulga compromisso e trabalhos de sustentabilidade
Depois de recebem em 2023 o reconhecimento de ser uma Empresa B, importante certificado que reafirma o impacto positivo das práticas corporativas da empresa, a L’Occitane au Brésil lançou oficialmente seus Compromissos de Sustentabilidade, divididos em três pilare : Biomas e Costa, Pessoas do Brasil e Cultura Brasileira.
“Para nós é crucial comunicar publicamente os compromissos da marca, fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa comprometida com um mundo melhor. Com isso, nos orientamos a melhorar continuamente e estabelecer metas ambiciosas em resposta à urgência global”, destaca Nicolas Geiger, CEO do Grupo L’Occitane.
A empresa trabalha com quatro ecossistemas brasileiros e seus produtores: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e a Costa Marinha, auxiliando e investindo em novas tecnologias e modos de produção, de forma a otimizar e melhorar as condições de trabalho de cada região. A marca passou a olhar também a costa e o oceano como parte importante de um bioma a ser preservado, iniciando uma parceria com a ONG Sea Shepherd e lançando a a linha Mareô, que conta com embalagens feitas de plástico reciclado e coletado da área litorânea.
O Grupo L’Occitane tem metas relacionadas à redução de resíduos com inserção de pontos de coleta em 100% das lojas próprias até o final de 2024. Além disso busca investir em inovações para se tornar carbono neutro até 2030 e ser Net-Zero, isto é, zerar as emissões líquidas de todos os gases estufas, até 2050.
Para ampliar a representatividade age gerando oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento do trabalho de grupos minoritários, desde o escritório até as comunidades produtoras. A marca está preparando projetos internos para maior diversidade de liderança, incluindo mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+, e já conta com mais de 80% de mulheres em posições de liderança.
“Partimos da premissa de que os consumidores, cada vez mais, querem saber qual o posicionamento das marcas que consomem em relação ao seu impacto no mundo, porque entendem que as empresas devem ser parte da solução. Então nos perguntamos: quais são as atuais demandas socioambientais da sociedade brasileira? Foi dessa intersecção que nasceram nossos compromissos de sustentabilidade, as causas que queremos defender e assumir publicamente”, explica Paula Cremonezzi, Gerente de Sustentabilidade.
Com seus compromissos estabelecidos, a L’Occitane au Brésil prepara também suas metas para os próximos anos. “Queremos ser e fazer cada vez melhor para que o nosso impacto positivo acompanhe sempre o crescimento do negócio e inspire outras empresas a se juntarem a nós nessa missão de construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, finaliza Paula.