Livro sobre Umbanda será lançado no Rio
Autor de "Sincretismo na Umbanda - Pactos e impactos na identidade dos povos de terreiro" participará de dois eventos no Rio
David Dias, Mestre em Ciência da Religião e Babalorixá no Terreiro Aruanda (São Paulo), desembarca no Rio para o lançamento do livro “Sincretismo na Umbanda – Pactos e impactos na identidade dos povos de terreiro”. A publicação é a primeira da Editora Encruzilhadas, selo independente idealizado pelo sacerdote e pesquisador com o propósito de difundir saberes africanos e afro-diaspóricos.
Leia também: 6 curiosidades sobre o clipe de Anitta que gerou intolerância religiosa
Ainda hoje (16/05), às 17h, o autor participa de um bate-papo sobre o apagamento de expressões culturais afro-brasileiras e a retomada de identidade, juntamente com a professora Rosemeri Conceição que estuda raça, representações estéticas, prárticas decoloniais em museus e feminismo negro. O evento acontece na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico). Amanhã (17/06), das 17h ás 19h, haverá uma sessão de autógrafos e um bate-papo sobre a obra na livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 – Centro).
David Dias é sacerdote de Umbanda no Terreiro Aruanda, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP, pesquisa o sincretismo nas religiões de matrizes africanas, sobretudo as sequelas provocadas nos terreiros de Umbanda.