Ícone da cena vogue, Lasseindra Ninja participa de ballroom no Rio
Celebrando o Mês do Orgulho LGBTQIA+, Presença Festival terá competição de ballroom
Um dos nomes mais famosos da cena ballroom, Lasseindra Ninja foi anunciada como uma das atrações do Presença Festival, evento focado na diversidade e suas potências criativas. Com programação desde 25 de maio, o festival dedicará a noite de 03/06 a celebrar a abertura do Mês do Orgulho LGBTQIA+.
A cena ballroom surgiu nos subúrbios de Nova York, na década de 60, como um movimento político e de entretenimento que celebra a diversidade de gênero, sexualidade e raça. Nos anos 90 alcançou o mainstream com o lançamento de “Vogue”, single de Madonna, e o filme-documentário “Paris is Burning”, dirigido por Jennie Livingston. Recentemente voltou a ter um boom com a série “Pose”.
Lasseindra será jurada do Ball do Orgulho, que abre a programação da noite no Circo Voador (R. dos Arcos, s/n – Lapa). Nascida na Guiana, a artista ingressou no cenário voguing aos 20 anos, recrutada por um dos coletivos mais famosos de Nova York. Ao importar a icônica House of Ninja, agitou a cena ballroom em Paris. Referência no cenário francês, a dançarina ganhou destaque em 2016, quando apareceu no documentário “Paris is Voguing” e protagonizou o filme Fabulous (2019).
“A cultura ballroom é um dos principais braços do Presença Festival, que este ano abre as comemorações do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o que é sensacional”, comemora José Menna Barreto, idealizador, diretor artístico e curador do evento.
A noite terá ainda show de Johnny Hooker, Linn da Quebrada e Grag Queen, vencedora da primeira edição de “Queen of The Universe”, reality americano que promove uma competição vocal entre drag queens de diferentes partes do mundo. Entre as atrações a DJ Bruna Strait mantem o público animado. E para encerrar a noite haverá ainda participação da badalada festa V de Viadão, tendo o DJ Edu Castelo como principal atração.
O Presença Festival terá ainda exposições de arte, oficinas de dança, atividades de literatura, dramaturgia e música instrumental, exibição de filmes, talks e bate-papos. Lasseindra, inclusive, voltará a ser destaque com uma oficina gratuita de Vogue, no dia 04/06 (das 14h às 15h30), no Centro de Movimento Deborah Colker.