Na estreia em Paris 2024, judô conquista primeira medalha nesta quinta
Rosicleide Andrade conquista bronze em sua estreia nos Jogos Paralímpicos
Esperança de medalhas para o Brasil, o judô estreou apenas nesta quinta (05/09) nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Com quatro competidores na disputa o participou de três lutas pelo terceiro lugar e conquistou um bronze com Rosicleide Andrade (categoria até 48kg – J1).
A brasileira estreou com uma vitória sobre uma judoca da Mongólia, com dois waza-ari, mas depois acabou sendo derrotada na semifinal para uma ucraniana por imobilização. Com isso a líder do ranking mundial foi para a disputa do bronze. Com um ippon (golpe perfeito) venceu a argentina Rocio Ledesma e conquistou sua primeira medalha na estreia em Jogos Paralímpicos.
“Estou muito feliz e ao mesmo tempo sem acreditar. Eu vim fazendo um primeiro ciclo muito bom, com alguns títulos muito importantes. Agora fui medalhista de bronze na minha primeira Paralimpíada. Não consigo nem explicar ainda tudo que estou sentindo”, celebrou.
Elielton Oliveira e Thiego Marques também participaram da luta pelo terceiro lugar na categoria até 60kg, respectivamente nas classes J1 e J2, mas acabaram derrotados fiando com a quarta colocação. Larissa Oliveira acabou derrotada na repescagem e não avançou para as lutas que valem medalha.