Low Cost aposta no Rio e reforça ligação com a Argentina
Cidade de consolida como principal mercado no país para a JetSmart e terá a 5 das 10 rotas operadas pela companhia aérea

Com a recém inaugurada ligação direta para Mendoza e o anúncio do voo para Córdoba, com previsão de início para outubro, a JetSmart consolida o Rio de Janeiro como sua principal aposta no Brasil. Até o fim do ano a cidade terá 5 das 10 rotas operadas pela companhia aérea no país.
“O Rio de Janeiro é uma cidade icônica da América do Sul, com uma infraestrutura aeroportuária robusta, grande demanda turística e um potencial significativo de crescimento”, comenta Verónica Marambio Álvarez, Gerente Comercial de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Regional da JetSmart. Para a executiva a presença sólida do RioGaleão permite oferecer mais opções a preços acessíveis, dentro do modelo de ultra low cost da empresa.
A cidade que já tinha voos Santiago, Buenos Aires, Montevidéu passa assim a oferecer mais duas opções de ligações com a Argentina, um importante mercado. “A proximidade entre os países facilita a decisão na hora de viajar”, explica.
Para o país vizinho é uma aposta para recuperar a baixa no número de brasileiros que viajaram para lá (queda de 44% no primeiro bimestre de 2025 em comparação a 2024). “Com a incorporação de rotas diretas do Brasil para cidades do interior argentino esperamos facilitar e incentivar a viagem de mais turistas brasileiros interessados em experiências culturais, gastronômicas e naturais fora do circuito tradicional de Buenos Aires”, destaca a executiva. A eliminação de escalas para os dois destinos com bom potencial turístico reduz tempo e custos, o que funciona para atrair os brasileiros.
Já no sentido inverso as novidades trazem ainda mais expectativa para o trade de turismo carioca. Só no primeiro mês de 2025 o número de argentinos que vieram para cá praticamente dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior, reafirmando a Argentina como principal mercado emissor.
“Apostar em rotas que fortalecem esse intercâmbio bilateral permite a JetSmart se posicionar como uma ponte eficiente e acessível entre os dois países, atendendo a uma demanda real do mercado”, finaliza Verónica.
A experiência a bordo
A VEJA RIO esteve presente no voo inaugural da rota Rio-Mendoza. O embarque no Rio de Janeiro foi feito de forma rápida já que a companhia estimula o check-in online ao cobrar para fazer o processo no balcão. Aliás essa é uma característica das companhias de baixo custo, que cobram pela maioria dos serviços oferecidos.
Durante a viagem chamou a atenção o bom espaço entre as poltronas, embora elas não reclinem. Não há entretenimento a bordo, mas isso não é um problema em uma época que muitas pessoas optam por baixar o que querem assistir ao longo da viagem, optam por música ou literatura.
O menu de bordo é simples, mas funcional. Porém, como low cost, não está incluso no preço da passagem. Uma falha foi no voo de volta para o Brasil não ser aceito pagamento eletrônico, podendo apenas pagar em moeda sendo dólar ou peso argentino.