Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Accor reafirma compromisso com a inclusão de refugiados

Grupo líder em hospitalidade emprega atualmente mais de 150 refugiados em todo o Brasil

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 jun 2024, 19h00

A crescente onda de conflitos mundiais aumenta significativamente a migração de pessoas que buscam fugir das zonas de guerra. Nesse sentido as empresas tem papel fundamental no acolhimento dos refugiados, garantindo acesso ao trabalho e a dignidade necessária para a reconstrução da vida longe do país de origem.

Foi o que aconteceu com Alianys, venezuelana que em setembro de 2023 teve a oportunidade de participar do curso profissionalizante em hotelaria, ministrado pelo movimento D11 voltado à qualificação para empregabilidade. “Graças ao curso, tenho experiência para trabalhar em qualquer hotel. E graças ao trabalho, posso apoiar minha família”, comentou a arrumadeira no Novotel Rio de Janeiro Parque Olímpico.

O curso faz parte de uma ação da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da qual o grupo líder em hospitalidade é empresa mobilizadora desde 2022. A Accor desenvolveu um Guia de Boas Práticas para a contratação de refugiados, culminando em um modelo de capacitação rápida em hotelaria. No Rio de Janeiro a iniciativa já impactou a vida de 25 venezuelanos em um abrigo e ofereceu formação de garçom para outras 10 pessoas refugiadas.

A inserção formal de refugiados nas empresas não apenas potencializa o talento das próprias pessoas refugiadas, impulsionando as economias locais, mas também fortalece a diversidade social, étnica, racial e cultural, proporcionando um ambiente de trabalho enriquecedor“, destaca Fernando Viriato, SVP de Talento e Cultura Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

Atualmente a Accor emprega cerca de 150 pessoas refugiadas no Brasil, principalmente venezuelanos e angolanos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.