Halterofilismo conquista a 50ª medalha brasileira em Paris 2024
Lara Lima ficou com o bronze na categoria até 41kg na sua estreia em Jogos Paralímpicos
Começaram hoje as disputa do levantamento de peso em Paris 2024. E a estreia brasileira no Centro de convenções da Porta de Versailles foi logo com medalha. Em sua primeira participação em Jogos Paralímpicos, Lara Lima conquistou o bronze na categoria até 41kg.
Leia também: Brasileiro ganha prata quatro dias depois de competir
Com apenas 21 anos, a mineira é uma das apostas da modalidade. Ouro no juvenil e bronze entre adultos no Mundial de Dubai, no ano passado, a atleta conquistou hoje a sua primeira medalha em Paralimpíadas ao erguer 109kg. O ouro ficou com Zhe Cui (China) com a marca de 119kg, que é o novo recorde paralímpico, e a prata com Esther Nworgu (Nigéria) com 118kg.
“Esse bronze tem sabor de ouro porque foram muitos anos de dedicação”, celebrou a atleta que nasceu com mielomeningocele, doença que afeta a espinha dorsal, e artrogripose, que afetou os movimentos de seus membros inferiores.
A atleta contou após a competição que sua mãe, apesar de estar em Paris, não assistiu a conquista da medalha. “Foi um pedido nosso. Como é uma competição que tem plateia e a primeira vez que competi em um lugar cheio eu ficar mais ansiosa ainda sabendo que ela estaria aqui. Mas ela está pertinho e a gente vai se encontrar”, explicou.
O Brasil chegou assim a sua 50ª medalha na capita francesa, com 14 ouros, 12 pratas e 24 bronzes e ocupa atualmente a quarta posição no quadro de medalhas, atrás da China (56 ouros, 41 pratas e 23 bronzes), Grã-Bretanha (31 ouros, 19 pratas e 13 bronzes) e Estados Unidos (24 ouros, 22 pratas e 11 bronzes).