Do SBT ao pódio olímpico. Giovanna Boscolo herda o bronze
Brasileira havia terminado a prova em quarto lugar mas desclassificação da campeã olímpica garantiu o bronze
O bronze conquistado este ano no Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão colocava Giovanna Boscolo como uma favoritas em Paris 2024. Mas a medalha paralímpica só veio horas depois da disputa do lançamento de club no Stade de France.
A atleta, que fez parte do elenco na novela Chiquititas no SBT, e só começou a competir em torneios internacionais este ano acabou herdando o bronze com a desclassificação da primeira colocada na competição. O resultado veio com um protesto do Comitê Paralímpico Brasileiro que alegou que a cadeira da polonesa Róża Kozakowska estava aletrada. O recurso foi aceito e a então medalhista de ouro foi desclassificada e o novo recorde mundial anulado.
Com isso Maroua Ibrahim (Tunísia) ficou com o ouro, Parastoo Habibi (irã) herdou a prata e a brasileira, que havia terminado na quarta colocação, ficou com a medalha de bronze. A outra competidora do Brasil, Wanna Brito, no final ficou com a quinta colocação.
Esta não foi a única medalha brasileira que teve influência de uma apelação do CPB. Mais cedo o nadador brasileiro Talisson Glock havia sido desclassificado nas eliminatórias dos 200m medley (SM6), mas após um recurso pode disputar a final e conquistou o bronze.
O resultado depois que o dia de competições já havia sido encerrado deu ao Brasil a 13ª medalha em Paris 2024. Agora a delegação brasileira soma 5 ouros, 1 prata e 7 bronzes e ocupa atualmente a terceira colocação do Quadro de Medalhas, atrás de China e Grã-Bretanha. O Brasil ainda tem mais duas medalhas já garantidas no tênis de mesa, com a classificação de duas duplas para a semifinal (esta modalidade na Paralimpíada não tem disputa pelo terceiro lugar).