Filme sobre desaparecidos na Baixada Fluminense fará turnê na Alemanha
Exibições de 'Desova' em diferentes cidades do país terão presença das mães que perderam seus filhos

O filme carioca ‘Desova’, que aborda o desaparecimento forçado na Baixa Fluminense, fará uma turnê pela Alemanha entre os dias 11 e 19 de março. Na ocasião, além das exibições, haverá atividades conjuntas com movimentos sociais e representações políticas para discutir o tema.
Para isso uma comitiva de mães de desaparecidos também irão participar das atividades em Frankfurt, Dresden, Berlim, Colônia e Bruxelas. Além dos debates irão se reunir com Grupo Parlamentar Alemão Brasileiro e a Comissão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, um encontro no Serviço Europeu de Ação Externa, um almoço no Parlamento Europeu com os deputados Miguel Urban e Mariza Matias, entre diversos outros compromissos oficiais.
A iniciativa é promovida pela Misereor, uma organização católica da Alemanha para a cooperação internacional, com o apoio do pesquisador Jan Simon Hutta, da Universidade de Beyruth e organizações de direitos humanos alemães e brasileiras.
‘Desova’ foi filmado na região do KM 32, em Nova Iguaçu, além de localidades próximas, e traz depoimentos de mães que se organizaram em coletivos e em grupos de arteterapia para lidar com a dor da ausência. O filme é dirigido por Laís Dantas, cineasta cria da Baixada Fluminense, e produzido pela Quiprocó Filmes e foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de 2020, de autoria do deputado federal Marcelo Freixo, que não só possibilitou a realização do filme, mas também uma bolsa de pesquisa sobre o assunto.