Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Filme sobre desaparecidos na Baixada Fluminense fará turnê na Alemanha

Exibições de 'Desova' em diferentes cidades do país terão presença das mães que perderam seus filhos

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 mar 2025, 12h46
Filme 'Desova'
'Desova' denuncia desaparecimentos forçados na Baixada Fluminense (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O filme carioca ‘Desova’, que aborda o desaparecimento forçado na Baixa Fluminense, fará uma turnê pela Alemanha entre os dias 11 e 19 de março. Na ocasião, além das exibições, haverá atividades conjuntas com movimentos sociais e representações políticas para discutir o tema.

Para isso uma comitiva de mães de desaparecidos também irão participar das atividades em Frankfurt, Dresden, Berlim, Colônia e Bruxelas. Além dos debates irão se reunir com Grupo Parlamentar Alemão Brasileiro e a Comissão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, um encontro no Serviço Europeu de Ação Externa, um almoço no Parlamento Europeu com os deputados Miguel Urban e Mariza Matias, entre diversos outros compromissos oficiais.

A iniciativa é promovida pela Misereor, uma organização católica da Alemanha para a cooperação internacional,  com o apoio do pesquisador Jan Simon Hutta, da Universidade de Beyruth e organizações de direitos humanos alemães e brasileiras.

‘Desova’ foi filmado na região do KM 32, em Nova Iguaçu, além de localidades próximas, e traz depoimentos de mães que se organizaram em coletivos e em grupos de arteterapia para lidar com a dor da ausência. O filme é dirigido por Laís Dantas, cineasta cria da Baixada Fluminense, e produzido pela Quiprocó Filmes e foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de 2020, de autoria do deputado federal Marcelo Freixo, que não só possibilitou a realização do filme, mas também uma bolsa de pesquisa sobre o assunto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.