Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Festival Rio Diversidade leva debates e arte para o MAR

Evento gratuito acontece no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 Maio 2024, 15h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Criado pela ONU em 2002, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento é comemorado no dia 21 de maio. Nesta data acontecerá no Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá, 5 – Saúde), das 14h30 às 19h30, o Festival Rio Diversidade, iniciativa com o objetivo a promoção da diversidade e do diálogo intercultural. A entrada é gratuita.

    Publicidade

    Ana Brites, curadora e idealizadora do Festival, explica que “nesse primeiro evento, temas como racismo estrutural, gênero e imigração serão discutidos com a intenção de ajudar na construção de uma sociedade mais justa”. Para ela a a cultura está diretamente ligada à identidade social e aos Direitos Humanos e abrange aspectos intelectuais, econômicos, sociais, criativos e religiosos.

    Publicidade

    A programação do Festival Rio Diversidade 2024 com 3 talk shows. Com o tema  “Diversidade Cultural”, tendo participações de integrantes da sociedade civil e do poder público, representantes de grupos sociais integrados por mulheres, indígenas, negros, refugiados, LGBTQIA+, entre outros, conversam com Ana Brites trazendo histórias de superação e lições de empatia e inclusão. “Diversidade, Empreendedorismo e Políticas Públicas” e “Juventude e Diversidade” serão os outros temas debatidos.

    Para fechar a celebração no ritmo musical da diversidade, o Coro LGBTQIA+ da Rocinha vai marcar a data com um repertório composto por canções  que animarão a plateia. O grupo foi formado por antigos alunos da Escola de Música da Rocinha.

    Publicidade

    Confira abaixo a programação do Festival Rio Diversidade:

    Continua após a publicidade

    14h30 – Conhecendo o Coro LGBTQIA+ da Rocinha

    Publicidade

    Anderson Vieira – Licenciado em Música e Bacharelando em Regência Coral pela UFRJ. Regente do Coro LGBTQIA+ da Rocinha, cantor do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e do Coro Ars et Anima.

    Natália Simonete –  Produtora Cultural, CEO da Estufa de Ideias, gestora do Coro da Escola de Música da Rocinha.

    Publicidade

    15h – Diversidade Cultural

    Roberto Montinard – Refugiado do Haiti, cofundador da ONG Mawon voltada para o empreendedorismo cultural de refugiados e migrantes, que tem a missão de transformar as jornadas migratórias em experiências legais, seguras e culturalmente ricas. 

    Publicidade

    Ana Kariri – Artista e escritora. Doutora Honoris Causa pela FACETEN – Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, OCAA – Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia e FACTEFERJ – Faculdade Crista de Teologia e Filosofia do Estado do Rio de Janeiro. Liderança indígena da etnia Kariri da Paraíba.

    Igor Pedroso – Ator indígena manauara que já participou das produções audiovisuais: “Cidade Invisível”, “A História Delas” e “Archers of the Amazon”.

    Lian Gaia – Atriz e performancer da periferia do Rio de Janeiro.  Originária dos povos Manaó e Kariri, seus trabalhos se destacam em territórios nacionais e internacionais.

    Continua após a publicidade

    16h – Diversidade, empreendedorismo e políticas públicas

    Carlos Tufvesson – É Coordenador da Diversidade Sexual – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Além de estilista respeitado tem experiências no setor privado, público e filantrópico. Atuante na causa LGBTIA+ há mais de 28 anos, quando começa sua trajetória na luta por direitos de pessoas com HIV. Recebeu as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto, o Troféu Xica Manicongo de Direitos Humanos e o “Prêmio Faz Diferença” (Jornal Globo).

    Dayana Morais -Consultora especialista em Representatividade e Impacto Social, com mais de 7 anos atuante em programas de inclusão e impacto no mercado de trabalho. Formada em Administração Pública pela UNICAMP e Especialista em Legislativo e Território pela Escola do Parlamento/SP.

    Bruna Amaral – Cofundadora e Diretora Executiva da Toti Diversidade. É empreendedora social e trabalha há 7 anos com foco em promover impacto social e inserção laboral para pessoas refugiadas, migrantes e apátridas. Integrante da Rede de Lideranças da Fundação Lemann e Embaixadora da One Young World, organização internacional com lideranças para impacto social. 

    Continua após a publicidade

    Cicero Braga – O morador da Baixada Fluminense é o idealizador da produtora independente Teto de Estrelas. Tem formações na área de fotografia pela SFF, produção de moda pela IFRJ e audiovisual pela OIJ em parceria com a JuvRio. Ele busca através dos seus trabalhos um novo olhar sobre pautas que são consideradas tabus pela sociedade, tais como, sexualidade e saúde mental.

    17h – Juventude e Diversidade

    Gabriella Rodrigues – Secretária Especial da Juventude Carioca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Formação em Gestão Pública e Administração pela UFRJ e em Economia pela University of Washington, especialista em Negócios pela FGV.

    Ingrid Siss – Copresidente do Y20, grupo de engajamento de juventude do G20. É Psicóloga social e há 10 anos atua com foco na elaboração, implementação e gestão de projetos voltados para inclusão social e produtiva das juventudes.

    Continua após a publicidade

    Adhara Sanches – Secretária Geral do Observatório Internacional da Juventude. Psicóloga. A jovem líder negra e periférica é cria de Honório Gurgel .

    Rafael Sousa – Cria do CPX do Lins, Sênior de Responsabilidade Social e Relacionamento com Comunidades no MatrôRio, Pesquisador na Fiotec – Fundação de apoio à Fiocruz e comunicador comunitário.

    18h – apresentação musical o Coro LGBTQIA+ da Rocinha

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.