Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

5 Eventos LGBT no Rio que comprovam vocação da cidade

Festivais e encontros que comprovam a vocação da cidade como destino inclusivo e acolhedor

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2023, 16h18 - Publicado em 18 Maio 2023, 08h32
 (BeFree Mag/Reprodução)
Continua após publicidade

Um dos destinos mais procurados pelos turistas LGBTQIA+, o Rio de Janeiro se destaca como uma cidade diversa. Segundo pesquisa feita pela Instituo de Pesquisa e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro, 70% dos turistas estrangeiros entrevistados consideram a cidade acolhedora. Na vanguarda para atrair cada vez mais visitantes a agenda de eventos LGBT no Rio ganha cada vez mais espaço.

Por aqui há pluralidade no tipo de evento, desde culturais, passando pelo ativismo, até específicos para atrair mais turistas. Dessa forma a cidade amplia seu portfólio de atrações queer e busca se consolidar como um dos mercados mais atrativos.

“O Rio de Janeiro já foi eleita o melhor destino de praia para o turismo LGBTQIA+ do mundo, só com esse titulo, já é esperado que a cidade possua um calendário fixo de eventos para o segmento. Eles fomentam não só a arrecadação para os cofres públicos, como empregos diretos e indiretos, movimentam o setor de turismo, transporte, eventos, cultura, etc”, explica André Loyola, Representante do Rio da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

No mês do Orgulho LGBTQIA+, a cidade receberá dois grandes eventos. Durante todo mês de junho acontece a terceira edição do Circuito Rio de Cores, com ações especiais para este público. Na edição de 2022 trinta e sete empresas se juntaram na campanha de celebração da diversidade. Segundo Roberta Werner, diretora-executiva do Rio Convention & Visitors Bureau, o objetivo é enfatizar a importância de ações que reforcem o respeito à diversidade. “O projeto envolve todo o trade turístico, que está cada vez mais atento aos hábitos de consumo e as necessidades dessa comunidade”, explica.

Continua após a publicidade

Na última semana de junho acontecerá a segunda edição do TriboQ Pride Festival. Além dos painéis de debates, espaço de empreendedorismo LGBTQIA+ e grandes shows da primeira edição, o festival este ano terá um espaço de oportunidades que conectará empresas a ONGs e iniciativas sociais, além de um mega show de stand-up comedy. Além de gerar impacto econômico positivo, Beni Falcone, sócio-fundador da TriboQ, destaca a preocupação dos organizadores com a inclusão e o respeito à diversidade “Na edição do ano passado mais de 70% da equipe contratada foi composta por pessoas LGBTQIA+, pessoas pretas e pessoas com deficiência”.

Em sua segunda edição, TriboQ Pride Festival se consolida como um dos principais eventos da cidade
Em sua segunda edição, TriboQ Pride Festival se consolida como um dos principais eventos da cidade (TriboQ Pride Festival/Divulgação)

Mas para se tornar uma cidade verdadeiramente friendly, é preciso que o calendário não se limite ao mês dedicado a celebração do orgulho LGBTQIA+. Em julho, entre os dias 06 e 12, acontece o 12⁰ Rio LGBTQIA+ – Festival Internacional de Cinema. Serão exibidos a preços populares (entre R$ 3 e R$ 5) mais de 40 obras nacionais e 30 internacionais em espaço culturais como o Centro Cultural da Justiça Federal, Instituto Cervantes, entre outros, além de cinemas comerciais. “Já somos vistos como o festival de cinema LGBT do Rio de Janeiro”, comemora Alexander Mello, diretor e curados do festival. Ele destaca que o Rio LGBTQIA+ já serve inclusive como plataforma de estreia  

Continua após a publicidade

No fim do mesmo mês, em 20/07, o Fairmont Rio recebe pelo segundo ano seguido o maior evento de turismo LGBTQIA+ da América Latina. Cerca de 500 agentes de viagem e 50 expositores se encontrarão para rodadas de negócios e debates sobre o mercado na LGBT+ Turismo Expo. Depois de algumas edições de sucesso em São Paulo, o evento se mudou para o Rio de Janeiro em uma iniciativa dos organizadores em dar mais destaque para a cidade. “A ideia foi jogar luz sobre esse tema no destino e utilizar o apelo natural da cidade para atrair visitantes. A mudança foi um sucesso, como evento muito bem acolhido pelo trade e a mudança bem recebida pelo público e expositores”, explica Alex Bernardes, criador do evento.

Rio de Janeiro recebeu ano passado pela primeira vez a LGBT+ Turismo Expo
Rio de Janeiro recebeu ano passado pela primeira vez a LGBT+ Turismo Expo (LGBT+ Turismo Expo/Divulgação)

Por fim, a mais antiga Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Brasil este ano espera reunir mais de 1 milhão de pessoas. A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio acontecerá na Orla de Copacabana no dia 24 de setembro. Em um esforço para atrair mais turistas, os organizadores anunciaram a data pela primeira vez com mais de um ano de antecedência.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.