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Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
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ESG sai dos bastidores e ganha protagonismo no mercado de turismo

Cada vez mais atento, consumidor quer saber como as empresas estão agindo nas comunidades em que estão inseridas

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22 Maio 2024, 15h10
Práticas de ESG ganham cada vez mais protagonismo no mercado de turismo
 (Akil Mazumder/Pexels)
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Não é de hoje que o mercado de turismo está cada vez mas preocupado com práticas de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). Porém, o que até pouco tempo atrás ficava restrito aos bastidores da empresa está ganhando cada vez mais visibilidade e começa a ser exigência dos consumidores ao escolher o prestador de serviço.

Por isso, durante a ILTM Latina America, principal feira de turismo de luxo do continente, realizada entre os dias 07 e 10 de maio em São Paulo, as diferentes marcas fizeram questão de destacar as sua práticas para os agentes de viagens e jornalistas especializados presentes ao evento.

Porém, no dia a dia do negócio, a maioria dos players optam por uma comunicação menos agressiva para o consumidor final. Acreditando que a melhor mensagem é passada na prática e nos detalhes, muitas vezes a percepção do cliente sobre o trabalho de ESG acontece apenas quando já estão consumindo o produto. “Exemplos de boas práticas as vezes não são a razão pela qual o cliente viaja, mas são cada vez mais a razão para o cliente voltar”, destaca Simon Mayle, diretor da feira de turismo.

Autodenominado um grupo de hotéis e resorts de luxo sustentáveis, o 1 Hotels adota práticas simples, mas que fazem diferença, como uso de materiais recicláveis e diminuição do desperdício. Só no ano passado estimam que um de seus hotéis, o 1 Hotel South Beach (Miami – Flórida) transformou 400 toneladas de lixo em compostagem.

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Mas além de fazer é preciso impactar o cliente. Para Torsten van Dullemen, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Mandarin Oriental, há uma importante combinação entre a contribuição das empresas e a percepção dos hóspedes: “Estamos atentos ao nosso impacto, limitando qualquer dano que pudermos, mas também amplificando a mensagem do que estamos cuidando para levar o mundo à um lugar melhor”.

Algo vital já que a questão social cada vez mais ganha importância com o consumidor atento sobre como os fornecedores do turismo estão impactando de maneira positiva a comunidade em que estão inseridas. “Os viajantes, especialmente os de luxo, vão querer saber sobre”, confirma Mayle.

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