Consumidor mais jovem ganha destaque no turismo de luxo
Debates sobre viagens de alto padrão marcaram presença na ILTM, maior feira de turismo de luxo da América Latina

Além de ser uma importante plataforma de negócios focada no turismo de luxo, a ILTM, maior feira de viagens de alto padrão da América Latina, também funciona como centro de debates sobre tendências e apresentação das novidades do segmento. Na edição deste ano, encerrada ontem (08), alguns temas ganharam destaque.
Simon Mayle, diretor do evento, destacou que cada vez mais jovens estão consumindo produtos de luxo. Essa tendência é gerada especialmente pela criação de objetos de desejo, muito através das redes sociais, que fazem com quem essa viajante, não necessariamente com alto padrão de vida, busque a oportunidade de viver essas experiências exclusivas. Na hotelaria, por exemplo, não é incomum a reserva de uma pernoite em hotéis icônicos durante um período maior de estadia no destino.
Sobre os destinos tendência a aposta é na Ásia. “Principalmente o Japão como um destino preferido entre os viajantes”, comenta Simon. Ele destaca ainda que o Brasil tem um potencial grande, especialmente nos destinos ainda pouco conhecidos. “Quem vem ao Brasil se apaixona. Os estrangeiros amam a diversidade que temos por aqui”, completa, lembrando ainda que o turismo doméstico de alto padrão também está ganhando força.
Para ele o principal gargalo que nosso país enfrenta ainda é a segurança. Mas destacou que é preciso entendermos que nós mesmos as vezes acabamos dando destaque demasiado para o assunto. “A gente fala demais sobre isso e as vezes acaba colocando medo nas pessoas de saírem. Na minha cidade Londres existe roubo de celular também”, exemplificou.
Por fim o viajante de alto padrão da América Latina está no centro das atenções do mundo. Uma prova é a chegada de 27% de novos expositores na edição da ILTM Latin America este ano. “Esta é a semana mais importante para o desenvolvimento dos negócios e estamos felizes por termos batido mais um recorde na história da ILTM Latin America, entregando um evento ainda maior e melhor que nos anos anteriores”, celebrou Mayle. A próxima edição do evento já tem data marcada, entre 4 e 7 de maio de 2026, novamente em São Paulo.