Paris 2024: Como será a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos
Assim como na Olimpíada, capital francesa inova levando o evento para a rua
Assim como foi na Olimpíada, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos serão um marco na história. Novamente a capital francesa optou por um evento diferente, a céu aberto e no coração da cidade. Mas, dessa vez não será o Rio Sena o cenário, mas sim a igualmente lendária Champs-Elysées.
“Paris 2024 quis oferecer um palco inovador, organizando a primeira Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos fora dos limites de um estádio. Esta cerimônia no coração da cidade é um forte símbolo que ilustra nossa ambição de posicionar a questão da inclusão às pessoas com deficiência”, explicou Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador Paris 2024.
Os mais de 4 mil atletas de 184 países desfilarão pela mais famosa avenida da capital francesa com espaço aberto ao público de forma gratuita para celebrar os participantes da Paralimpíada Paris 2024. De lá seguirão até a Place de la Concorde, onde acontecerá a parte artística da cerimônia, com o espaço fechado para quem comprou ingressos e convidados.
Segundo os organizadores a ideia será valorizar todos os corpos e fazer as pessoas refletirem sobre sua singularidade. Ainda, evitar “clichês heroicos” relacionados às pessoas com deficiência. “Devemos nos afastar dos esteriotipos de heróis relacionados com as pessoas com deficiência porque não há nada de heroico em enfrentar os desafios cotidianos”, afirmou Thomas Jolly, diretor artístico da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos.
Confira abaixo uma apresentação do que está sendo preparado para o evento que acontece amanhã (28/08), a partir das 15h (horário de Brasília):