Carol Santiago conquista 5ª medalha e se torna maior medalhista em Paris
Nadadora soma agora 10 pódios na carreira em duas edições de Jogos Paralímpicos
Carol Santiago já é um dos grandes nomes de Paris 2024. A nadadora encerrou hoje a sua participação nas provas disputadas na Arena La Defensa conquistando a prata nos 100m peito (SB12), conquistando assim a sua quinta medalha na capital francesa, décima em Jogos Paralímpicos.
“Fico muito feliz em encerrar as Paralimpíadas com essa prata. Ter o privilégio de nadar numa prova onde uma pessoa que eu respeito tanto bate o recorde mundial pra mim também é uma grande satisfação”, afirmou se referindo a alemã Elena Krawzow, que ficou com o ouro.
Em sua segunda participação em Jogos Paralímpicos Carol conquistou cinco medalhas em cada, totalizando dez pódios na carreira. Em Paris 2024 ela conquistou 3 ouros, 2 pratas e 1 bronze e em Tóquio 2020 foram 3 ouros, 1 prata e 1 bronze.
“As duas foram muito diferentes. Tinha achado que Tóquio tinha sido o máximo que eu poderia viver, mas depois que vi essa competição aqui com essa torcida, essa empolgação, digo que agora fiz uma Paralimpíada completa”, analisou.
Carol deixa a capital francesa coma sensação de dever cumprido. Ela é neste momento a maior medalhista dessa edição paralímpica, entre todas as modalidades e de todos os países. Está nesta posição ao lado de três outros atletas da natação e um do atletismo, todos com 5 medalhas conquistadas até agora. Além disso se tornou a mulher brasileira com mais títulos paralímpicos (6) e a quinta maior medalhista do nosso país na história dos Jogos Paralímpicos (10).
A natação brasileira conquistou ainda mais duas pratas nesta quinta em Paris. Talisson Glock ficou em segundo lugar nos 100m livres (S6) e Cecília Araújo nos 50m livres (S8). Confira abaixo todos os resultados do dia dos nadadores brasileiros:
🥈 Talissson Glock conquista a prata, Daniel Mendes ficou em 6º lugar e Gabriel Melone não passou pra final – 100m livre (S6) – virou em quinto nos 50m
🥈 Carol Santiago conquistou a prata e Raquel Viel não passou pra final – 100m peito (SB12) – 5ª em Paris e 10ª nas Paralimpíadas
🥈 Cecília Araújo conquistou a prata e Vitória Ribeiro não passou pra final – 50m livre (S8) – repete resultado de Tóquio
Brasil ficou em 4º lugar – Revezamento 4×50 medley (20 pontos)
Samuel Oliveira ficou em 5º lugar – 50m livre (S5)
Lucas Mozela não passou pra final – 200m medley (SM9)