Imagem Blog

Otavio Furtado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Otavio Furtado, jornalista especializado em pautas LGBTQIA+
Rio LGBTQIA+
Continua após publicidade

Tudo que você precisa saber sobre o camarote gay da Sapucaí

Candybox chega a 14ª edição consolidado como espaço de inclusão na Avenida

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jan 2024, 22h37 - Publicado em 23 jan 2024, 07h40

A Sapucaí recebe anualmente integrantes da comunidade LGBTQIA+, seja para assistir ou desfilar nas Escolas de Samba do Rio. Mas a Avenida do Samba tem um espaço especial de acolhimento para membros da comunidade, já que o Candybox, camarote gay da Sapucaí chega a sua 14ª edição no dia 09 de fevereiro.

Leia também: Agenda do Carnaval Gay do Rio

Um dos idealizadores do espaço, Mickael Noah explica que a ideia surgiu ao perceber uma demanda reprimida de um público que já frequentava naturalmente o Desfile das Escolas de Samba do Rio: “Foi observando isso que tivemos a ideia de desenhar um espaço que fosse totalmente voltado para a comunidade LGBTQIA+”.

Oferecer uma experiência diferenciada foi fundamental para que a ideia se tornasse realidade e garantir a continuidade do projeto do primeiro camarote gay da Sapucaí. Alguns outros espaços já tiveram experiências pontuais voltadas para esse público, mas nenhum se firmou no calendário. “Existem vários tipos de festa para a nossa comunidade no Rio ao longo do ano, mas a Avenida por si só é um lugar único. A gente ainda se preocupa em fazer uma entrega muito cuidadosa”, credita Mickael sobre o sucesso do Candybox.

Continua após a publicidade
Camarote gay da Sapucaí acontece dia 09 de fevereiro
Candybox vai para a sua 14ª edição na Sapucaí (Fernando Raposo/Divulgação)

O destaque do espaço abriu portas para a inclusão na Sapucaí e acabou resultando em um outro avanço importante para a folia carioca. A escolha de um dia da Série Ouro (Grupo de Acesso) para receber o o Candybox despertou a atenção de outros camarotes para os primeiros dias de desfile no Rio. “Ninguém valorizava os dias do Grupo de Acesso. No primeiro ano a gente fez a festa escutando martelo da montagem dos camarotes vizinhos que ainda estavam se preparando para o Grupo Especial”, lembra Guilherme Barros, outro sócio do espaço.

Sempre preocupado em destacar a cultura queer, o Candybox mantém o show da Tribo Q (antigamente nominado de Candybloco) como sua principal atração. Mas este ano dividirá espaço com Thiago Pantaleão, que faz sua estreia no espaço. Além disso, DJs da cena pop LGBTQIA+ e drag queens comandam o som na pista de dança. Entre as atrações de 2024 está Shannon Skarllet, que participou da primeira edição do Drag Race Brasil. Os outros nomes confirmados são Bruna Starit, Marvitto, Maxima DJ, Silvio M, Aurora Borealris, Poseidon, Melina Blley e Chloe V.

Continua após a publicidade
Atrações do Candybox
Tribo Q e Thiago Pantaleão são as principais atrações do espaço (Fernando Raposo/Divulgação)

O Candybox acontece dentro do Folia Tropical, camarote localizado no setor seis da Avenida, em frente a uma cabine de jurados, o que garante uma vista privilegiada do desfile. Os organizadores prometem inclusive uma frisa (espaço aberto ao lado da pista) ainda maior este ano, além de uma melhor circulação dentro do espaço fechado, espaço gourmet ampliado e mais opções de bares (o evento é open bar e open food).

Nos outros dias dos Desfiles das Escolas de Samba o espaço recebe o camarote Folia Tropical, contudo o sucesso da primeira noite faz com que o espaço continue sendo procurado pelo público LGBTQIA+. “O Folia tem essa bandeira da diversidade e o Candybox acaba reverberando pros outros dias”, comenta Mickael.

Continua após a publicidade

Candybox
Quando: 09 de fevereiro
Aonde: Sapucaí – setor 6
Ingressos: a partir de R$1.390 (open bar e open food) – venda online

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.