Tudo que você precisa saber sobre o camarote gay da Sapucaí
Candybox chega a 14ª edição consolidado como espaço de inclusão na Avenida
A Sapucaí recebe anualmente integrantes da comunidade LGBTQIA+, seja para assistir ou desfilar nas Escolas de Samba do Rio. Mas a Avenida do Samba tem um espaço especial de acolhimento para membros da comunidade, já que o Candybox, camarote gay da Sapucaí chega a sua 14ª edição no dia 09 de fevereiro.
Leia também: Agenda do Carnaval Gay do Rio
Um dos idealizadores do espaço, Mickael Noah explica que a ideia surgiu ao perceber uma demanda reprimida de um público que já frequentava naturalmente o Desfile das Escolas de Samba do Rio: “Foi observando isso que tivemos a ideia de desenhar um espaço que fosse totalmente voltado para a comunidade LGBTQIA+”.
Oferecer uma experiência diferenciada foi fundamental para que a ideia se tornasse realidade e garantir a continuidade do projeto do primeiro camarote gay da Sapucaí. Alguns outros espaços já tiveram experiências pontuais voltadas para esse público, mas nenhum se firmou no calendário. “Existem vários tipos de festa para a nossa comunidade no Rio ao longo do ano, mas a Avenida por si só é um lugar único. A gente ainda se preocupa em fazer uma entrega muito cuidadosa”, credita Mickael sobre o sucesso do Candybox.
O destaque do espaço abriu portas para a inclusão na Sapucaí e acabou resultando em um outro avanço importante para a folia carioca. A escolha de um dia da Série Ouro (Grupo de Acesso) para receber o o Candybox despertou a atenção de outros camarotes para os primeiros dias de desfile no Rio. “Ninguém valorizava os dias do Grupo de Acesso. No primeiro ano a gente fez a festa escutando martelo da montagem dos camarotes vizinhos que ainda estavam se preparando para o Grupo Especial”, lembra Guilherme Barros, outro sócio do espaço.
Sempre preocupado em destacar a cultura queer, o Candybox mantém o show da Tribo Q (antigamente nominado de Candybloco) como sua principal atração. Mas este ano dividirá espaço com Thiago Pantaleão, que faz sua estreia no espaço. Além disso, DJs da cena pop LGBTQIA+ e drag queens comandam o som na pista de dança. Entre as atrações de 2024 está Shannon Skarllet, que participou da primeira edição do Drag Race Brasil. Os outros nomes confirmados são Bruna Starit, Marvitto, Maxima DJ, Silvio M, Aurora Borealris, Poseidon, Melina Blley e Chloe V.
O Candybox acontece dentro do Folia Tropical, camarote localizado no setor seis da Avenida, em frente a uma cabine de jurados, o que garante uma vista privilegiada do desfile. Os organizadores prometem inclusive uma frisa (espaço aberto ao lado da pista) ainda maior este ano, além de uma melhor circulação dentro do espaço fechado, espaço gourmet ampliado e mais opções de bares (o evento é open bar e open food).
Nos outros dias dos Desfiles das Escolas de Samba o espaço recebe o camarote Folia Tropical, contudo o sucesso da primeira noite faz com que o espaço continue sendo procurado pelo público LGBTQIA+. “O Folia tem essa bandeira da diversidade e o Candybox acaba reverberando pros outros dias”, comenta Mickael.
Candybox
Quando: 09 de fevereiro
Aonde: Sapucaí – setor 6
Ingressos: a partir de R$1.390 (open bar e open food) – venda online