Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Câmara Municipal será iluminada de vermelho para o combate ao HIV/AIDS

Iniciativa lembra que hoje (01/12) é o Dia Intrenacional do Combate ao HIV/AIDS

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 dez 2023, 07h58
Bônus secreto: Câmara omite informações e prossegue a farra dos pagamentos ilegais
Câmara Municipal: moeda a social começa a ser votada com apoio do prefeito (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade

Apesar de ter uma das políticas de combate ao HIV/AIDS mais eficientes do mundo, sendo reconhecida como exemplo, o Brasil ainda observa uma número grande de mortes por conta da doença e vê um aumento no número de novos infectados. Só em 2022 ao menos 13 mil pessoas morreram no Brasil por conta da AIDS segundo dados de relatório da ONU.

Um dos maiores problemas é que muitas pessoas vivem com o HIV sem saber, enquanto outros não buscam tratamento por conta do estigma. Estes casos não tratados evoluem para AIDS e podem acabar levando a óbito. Outra questão é o não acolhimento equitativo no SUS – Sistema Único de Saúde.

Para a conscientização da população, busca por melhor intervenção pública na prevenção e no acesso ao tratamento e para a diminuição da sorofobia, o dia 01/12 ainda é importante. Hoje é o Dia Mundial da Luta contra o HIV/AIDS e o Grupo Pela Vidda RJ fará uma série de ações para marcar a data, incluindo a iluminação de vermelho da Câmara Municipal, que acontecerá às 17h30.

Mais cedo, a partir das 13h, haverá um ato político na Praça da Cinelândia. A iniciativa contemplará uma exposição com um varal de frases e imagens impactantes que narram a história do combate ao HIV/AIDS no Brasil ao longo dos anos. O emblemático laço vermelho, criado em 1991, estará presente, juntamente com faixas informativas.

Serão distribuídos kits de prevenção contendo preservativos, informativos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e HIV/AIDS. Além disso, serão realizados testes rápidos de HIV com fluido oral, com a oferta de auto testes do HIV para aqueles que manifestarem interesse.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.