Câmara Municipal será iluminada de vermelho para o combate ao HIV/AIDS
Iniciativa lembra que hoje (01/12) é o Dia Intrenacional do Combate ao HIV/AIDS
Apesar de ter uma das políticas de combate ao HIV/AIDS mais eficientes do mundo, sendo reconhecida como exemplo, o Brasil ainda observa uma número grande de mortes por conta da doença e vê um aumento no número de novos infectados. Só em 2022 ao menos 13 mil pessoas morreram no Brasil por conta da AIDS segundo dados de relatório da ONU.
Um dos maiores problemas é que muitas pessoas vivem com o HIV sem saber, enquanto outros não buscam tratamento por conta do estigma. Estes casos não tratados evoluem para AIDS e podem acabar levando a óbito. Outra questão é o não acolhimento equitativo no SUS – Sistema Único de Saúde.
Para a conscientização da população, busca por melhor intervenção pública na prevenção e no acesso ao tratamento e para a diminuição da sorofobia, o dia 01/12 ainda é importante. Hoje é o Dia Mundial da Luta contra o HIV/AIDS e o Grupo Pela Vidda RJ fará uma série de ações para marcar a data, incluindo a iluminação de vermelho da Câmara Municipal, que acontecerá às 17h30.
Mais cedo, a partir das 13h, haverá um ato político na Praça da Cinelândia. A iniciativa contemplará uma exposição com um varal de frases e imagens impactantes que narram a história do combate ao HIV/AIDS no Brasil ao longo dos anos. O emblemático laço vermelho, criado em 1991, estará presente, juntamente com faixas informativas.
Serão distribuídos kits de prevenção contendo preservativos, informativos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e HIV/AIDS. Além disso, serão realizados testes rápidos de HIV com fluido oral, com a oferta de auto testes do HIV para aqueles que manifestarem interesse.