Brasileiro de Surfe no Rio terá tecnologia para monitoramento de ondas
Informações em tempo real ajudarão os competidores a saber quando virá uma série de ondas maiores
A etapa final do Circuito Brasileiro de Surfe, que acontece esta semana (de 26/11 a 02/12) contará com tecnologia inédita para monitoramento de ondas em tempo real, desenvolvida pela AtmosMarine em parceria com a OceanPact.
Boias a aproximadamente 1 km da costa, vão monitorar altura, período e direção das ondas, além de fornecer informações para estratégias dos atletas e análise das condições meteoceanográficas durante a competição que acontecerá na Praia de São Conrado.
O diferencial da tecnologia é o sistema de previsão de ondas que combina modelos numéricos de alta resolução, dados locais e inteligência artificial para fornecer informações mais precisas. Os dados de elevação da superfície do mar em tempo real irão auxiliar os surfistas a se prepararem para a chegada de séries de ondas maiores com alguns minutos de antecedência. A novidade ainda será comentada por especialistas no local, trazendo ao público uma visão aprofundada das condições marítimas.
Para quem quiser acompanhar, basta chegar na praia para ver a competição in loco. Haverá ainda transmissão ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube, durante toda a competição, e no Sportv a partir das semifinais.