Pentacampeão paralímpico, Brasil fica com bronze no futebol de cegos
Medalha em Paris 2024 veio com vitória sobre a Colômbia neste sábado (07/09)
Se o pentacampeonato paralímpico colocava o Brasil como um dos favoritos ao ouro no futebol de cegos em Paris 2024, os últimos resultados mostravam que dessa vez seria mais difícil conquistar o título. O Brasil jamais havia perdido uma partida em Jogos Paralímpicos, mas com a derrota para a Argentina na semifinal teve que disputar o terceiro lugar.
A decepção da perda da invencibilidade nos pênaltis foi superada em poucas horas e a seleção brasileira entrou em campo na Arena Torre Eiffel, considerada a mais bonita instalação dos Jogos na capital francesa, decidido a conquistar a medalha inédita de bronze.
Mesmo com o domínio brasileiro em ações ofensivas, a partida foi vencida com apenas um gol, marcado por Jefinho. Uma característica comum nas partidas da modalidade desde a mudança das regras de tempo de disputa tem sido jogos com placares mais apertados.
“A gente veio de uma eliminação frustrante, porque a gente é acostumado a vencer, a estar decisões. Pela primeira vez em Paralimpíadas a gente ficou fora da final. Mas valorizo muito essa medalha porque simboliza o nosso trabalho nesse ciclo inteiro”, celebrou o autor do gol que garantiu o pódio para o Brasil.
O Brasil mantém assim a escrita de subir ao pódio em todas as edições do futebol de cegos em Jogos Paralímpicos, somando agora 5 ouros e 1 bronze. Ao lado da canoagem é a sexta modalidade que mais garantiu pódios paralímpicos para nosso país.