Beth Gomes conquista duas das cinco medalhas do atletismo desta segunda
Brasileira conquistou prata com recorde mundial no arremesso de peso pela manhã e ouro com recorde paralímpico no lançamento de disco a tarde
A segunda (02/09) começou um pouco amarga para Beth Gomes. A atleta comemorou o recorde mundial no arremesso de peso em sua categoria (F52), ao fazer a marca de 7,82m, mas ficou apenas com a medalha de prata já que disputou a prova com competidoras com limitações físicas menores. Mas de tarde celebrou novo recorde, dessa vez paralímpico, e conquistou o ouro no lançamento de disco com a marca de 17,37m.
“Tive pouco tempo de descanso, mas graças a Deus consegui driblar tudo isso”, celebrou após a conquista das duas medalhas. Mas a atleta de 59 anos ainda quer mais e espera estar competindo na próxima Paralimpíada, em Los Angeles: “Vejo atleta aí com 70 anos competindo. Por que eu não?”.
Os resultados de Beth foram uma amostra do dia do atletismo brasileiro no Stade de France. Foram cinco medalhas ao todo e alguns recordes pulverizados, ajudando o Brasil a conquistar parte das 11 medalhas no dia dos Jogos Paralímpicos (melhor aproveitamento desde o início de Paris 2024).
Claudiney Batista foi outro medalhista de ouro do dia que também estabeleceu novo recorde paralímpico. Recordista mundial do lançamento de disco F56 (47,37m), ele superou a marca que tinha estabelecido em Tóquio 2020 (45,59m) e levou o tricampeonato paralímpico com um lançamento de 46,86m.
“Nos meus primeiros Jogos fui prata e de lá pra cá só medalha de ouro. Então estou muito feliz com o resultado de hoje”, celebrou o mineiro. Ele agora soma 4 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo três ouros e uma prata, e também quer mais: “Espero estar na próxima e ser campeão também. Ir em busca desse quarto título”.
As outras duas medalhas no atletismo foram a prata de Aser Mateus Almeida no salto em distância (T36) e o bronze de Vinicius Rodrigues, que se tornou ainda mais conhecido ao participar do BBB 24, nos 100m masculino (T63). O atletismo chegou hoje a sua 186ª medalha das 411 conquistadas pelo Brasil em Jogos Paralímpicos.
Outros destaque do dia foram Jerusa dos Santos que se classificou para a final com recorde mundial dos 100m (T11). Lorena Spoladore também disputará a final. Mesmo ficando em quarto lugar nos 100m T35, Henrique Caetano quebrou o recorde das Américas na prova.
Confira abaixo os resultados dos brasileiros nesta segunda no atletismo:
🥇Lançamento de disco (F56) – Claudiney Batista conquista ouro (tricampeão paralímpico) e bate o recorde paralímpico
🥇Lançamento de disco (F53) – Beth Gomes conquistou o ouro (bicampeonato paralímpico)
🥈 Arremesso de peso (F54) – Beth Gomes conquistou a prata e bateu o recorde mundial (compete com atletas de outra categoria)
🥈 Salto em distância (T36) – Aser Mateus Almeida conquista prata e Rodrigo Parreira ficou em sexto lugar
🥉 100m masculino (T63) – Vinicius Rodrigues conquistou o bronze
100m (T35) – Henrique Caetano ficou em 4º (recorde das américas) e Fábio Bordignon ficou em 8º lugar
Lançamento de dardo (F64) – Edenilson Floriani ficou em 8º lugar
100m masculino (T64) – Alan Fonteles ficou em 8º lugar
1500m (T11) – Júlio César Agripino e Yeltsin Jacques se classificaram para a final
400m (T20) – Antônia Keyla classificada para a final
100m (T11) – Jerusa dos Santos (novo recorde mundial) e Lorena Spoladore passaram para a fina e Jhulia Karol não passou da semifinal
1500m (T54) – Aline Rocha se classificou e Vanessa Cristina não passou pra final
400m (T12) – Ketyla Teodoro, Clara Daniele não passaram pra final e Lorraine Aguiar não passou pra semifinal
Arremesso de peso (F11) – Alessandro Rodrigo ficou em 5º lugar