Projeto sobre astronautas LGBTQIA+ está na exposição World Press Photo
Exposição está de volta ao Rio, a partir de quarta (03/07), após um hiato de 6 anos
Depois de um hiato de seis anos o Rio de Janeiro volta a receber a partir de quarta (03/07) mais uma edição da exposição World Press Photo. Com entrada gratuita a mostra em cartaz na Caixa Cultural RJ (Rua do Passeio, 38 – Centro) celebra os exemplos mais cativantes, informativos e inspiradores do fotojornalismo.
Entre as obras expostas este ano chama a atenção o projeto “A Agência Espacial Gay”, da americana Mackenzie Calle. Depois de revisar Arquivos Nacionais dos Estados Unidos e da NASA, a fotógrafa não encontrou documentação sobre as contribuições da comunidade queer para o programa espacial. Mackenzie começou então a investigar sobre e descobriu que os astronautas da NASA tinham, no passado, de se submeter a testes de heterossexualidade durante o recrutamento.
Foi quando a fotógrafa tomou conhecimento que Sally Ride, primeira mulher norte-americana a ir para o espaço (1983) era lésbica. A astronauta viveu com sua companheira durante 25 anos, mas só revelou publicamente a sua sexualidade no seu obituário, em 2012.
A proposta de Calle com o projeto é que haja alguma mudança no futuro já que ainda em 2022 um estudo revelou que astronautas LGBTQIA+ que trabalham na agência espacial norte-americana têm a percepção de que serem abertos relativamente à sua identidade poderá colocar em risco as suas chances de serem selecionados para missões espaciais.
Exposição World Press Photo 2024
Quando: 03 de julho a 25 de agosto, terça a sábado (10h às 20h) e domingos e feriados (11h às 18h)
Onde: Caixa Cultural RJ (Rua do Passeio, 38 – Centro)
Ingresso: gratuito