Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Ambientalista conta sobre burnout que sofreu defendendo a Amazônia

Karina Miotto lança o livro "Changemakers, a coragem de transformar o mundo - é lindo e tem perrengue, mas pode ser sem burnout!" nesta quinta no Rio

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 jul 2024, 17h38

Uma reflexão sobre nosso papel no mundo e a possibilidade de se tornar um agente de transformação. Esse é o objetivo do livro “Changemakers, a coragem de transformar o mundo – é lindo e tem perrengue, mas pode ser sem burnout!”, da ambientalista Karina Miotto (Bambual Ediotra), que será lançado no Rio amanhã (04/07), às 19h, na Blooks Livraria (Praia de Botafogo 316 – Botafogo).

A obra nasce de um relato pessoal a partir de um convite inusitado recebido por Karina para trabalhar na floresta amazônica, passa por um tortuoso caminho de esgotamento e deságua num mar de possibilidades que o autocuidado físico, mental e emocional podem proporcionar. “Traz sentido à vida saber que podemos fazer a diferença, mas sem ilusões: perrengue é inevitável, burnout é opcional”, explica a autora.

Ao longo de sua vivência de cinco anos na Amazônia, sentiu que não conseguia proteger o local de forma efetiva. A impotência sentida diante do desmatamento e das injustiças sociais, combinada com a paixão pela causa, dedicação excessiva e os constantes abusos que denunciava a levaram a um burnout severo.

Mas o livro também traz como a jornalista conseguiu superar o stress e dar continuidade em sua luta. “Entendi que precisava, antes de qualquer coisa, cuidar de mim, reconhecer minhas dores e buscar novas formas de atuação baseadas na empatia, na compaixão e na delicadeza, o oposto do embate, formato que tinha iniciado minha jornada”, explica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.