Imagem Blog

Meu Mundinho Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Livros, discos, brincadeiras, passeios, exposições, peças de teatro e programas para pais e crianças no Rio
Continua após publicidade

Maquiagem, coisa de gente grande

Batom, blush, sombra, rímel! Objetos de desejo das mulheres e fascínio das meninas, mas a vaidade deve ser controlada entre as crianças, especialmente ao que se refere ao uso de cosméticos. Produtos criados para as mães não são recomendados para suas filhas. É o que avisa a dermatologista pediátrica Osvania Nogueira. E são vários os […]

Por Pedro Moraes
Atualizado em 25 fev 2017, 18h02 - Publicado em 20 jun 2015, 01h00

maquiagem

Batom, blush, sombra, rímel! Objetos de desejo das mulheres e fascínio das meninas, mas a vaidade deve ser controlada entre as crianças, especialmente ao que se refere ao uso de cosméticos. Produtos criados para as mães não são recomendados para suas filhas. É o que avisa a dermatologista pediátrica Osvania Nogueira. E são vários os motivos. O ideal é sempre buscar marcas recomendadas para crianças que tenha o selo de inspeção da Anvisa na embalagem. “Mesmo os cosméticos próprios para crianças devem ser usados a partir de 3 anos. Jamais antes. Os pais devem procurar evitar. Só com a chegada a adolescência aos 12 anos que é possível pensar em liberar explica”, afirma a médica, que trabalha nos Hospitais Marcilio Dias e Gaffrée e Guinle.

Os cosméticos criados para as pequenas tem menor teor de fixador e são facilmente removidos com água e sabonete. Muitos batons infantis são pouco agressivos, feitos à base de manteiga de cacau. Já os pós, sombras e bases devem ser sempre rejeitadas. “A pele infantil tem uma capacidade de absorção enorme, por isso o risco de alergias também é grande. Pode também acontecer o caso de acne precoce e até despigmentação dos lábios, em casos mais drásticos”, explica a médica. Outro inimigo cruel das crianças são os esmaltes. Eles são perigosos não só para as mãos. Há de se lembrar de que as crianças levam as mãos aos olhos, ao rosto, e podem acabar contaminadas com os componentes da fórmula.

Outro detalhe que os pais precisam se atentar é que é estritamente proibido o uso de filtro solar que não seja infantil e qualquer produto aerossol. “Ambos são muito prejudiciais”. Outro recado da Dra. Osvania é que os pais não deem às crianças maquiagens que venham em brinquedos. Elas não têm garantia comprovada para o uso das pequenas. “É maquiagem boa para boneca”, avisa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.