Lancheira Ideal
Apesar das iniciativas para proibir a venda de alimentos que estimulam a obesidade infantil nas cantinas escolares, sabemos que na rua a oferta é grande. Muitas vezes sem tempo, os pais acabam se rendendo aos lanches práticos e que agradam as crianças, atitude questionada pela nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional Patricia Davidson Haiat, Mariana […]
Apesar das iniciativas para proibir a venda de alimentos que estimulam a obesidade infantil nas cantinas escolares, sabemos que na rua a oferta é grande. Muitas vezes sem tempo, os pais acabam se rendendo aos lanches práticos e que agradam as crianças, atitude questionada pela nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional Patricia Davidson Haiat, Mariana Froes. “A criança necessita de nutrientes e para isso precisa comer alimentos saudáveis e variados”, ressalta.
Aproveitamos o período de volta às aulas para pegar algumas dicas com a especialista sobre como montar a lancheira ideal. Fique atento ; )
- Preste atenção nas quantidades: “As crianças comem menos que os adultos, então não adianta colocar um monte de coisas e querer que ela coma tudo. Uma boa dica é ao invés de usar duas fatias de pão, colocar apenas uma e cortar ao meio, por exemplo”.
- Prefira pão integral e produtos sem açúcar: “O pão integral sempre é melhor do que o branco, pois contém mais vitaminas e minerais em sua farinha, além de ser menos calórico. Ele pode ser uma opção para o lanche. Recheie com uma geleia 100% fruta (sem adoçantes e conservantes) ou um franguinho desfiado”.
- Opte pelos sucos naturais: “O suco da fruta é um ótimo acompanhamento para os lanches, mas tente sempre variar os sabores para a criança não enjoar. Caso escolha um de caixinha, prefira os sem conservantes, corantes e açúcar”.
- Escolha frutas mais práticas: “A fruta é uma outra dica para o lanche, mas prefira as práticas, se não a criança pode não ter paciência para comer. Uva e banana são boas opções”.
- Faça um bolo caseiro: “Fica uma delícia para o lanche. A dica é usar farinha integral e acrescentar uma fruta. Na hora de adoçar, evite o açúcar refinado- indico o demerara ou agave”.
- Compre biscoitos saudáveis: “Hoje em dia temos opções mais naturais, sem conservantes e corantes no mercado. Os de aveia, aipim, lentilha e com frutas são alguns exemplos. E evite os de água e sal, eles não alimentam”.
- Não use o doce como recompensa: “Se a criança comer, ela deve comer independente de qualquer coisa. O doce não deve ser proibido, mas o ideal é que ele fique restrito aos finais de semana, uma festinha de um amiguinho, por exemplo”.
- Não mascare os alimentos: “Você pode até misturá-los, mas acho importante que a criança depois saiba que comeu aqueles alimentos e que gostou, para que possam ser servidos outras vezes. Exemplo: colocar a cenoura em um suco de laranja, fazer o nhoque de abóbora, acrescentar cenoura e beterraba à massa de uma panqueca. E brinque com as cores”.
- Olhe sempre os ingredientes: “Sempre olhe o rótulo, quanto menos ingredientes tiver, melhor e mais saudável é o alimento”.
- Conserve os líquidos em garrafas inox: “Na hora de armazenar o suco, por exemplo, prefira as garrafas que não são de alumínio e nem de plástico, inox é uma boa opção”.
- Envolva os pequenos no processo: “É legal incentivá-los a preparar os sanduíches e bolos, por exemplo. Isso faz com que se interessem mais por aquilo que estão comendo”.
- Dialogue: “Os pais devem montar a lancheira com a criança, explicando de maneira simples e didática a importância dos alimentos para o crescimento. Crianças são curiosas e gostam de saber o por quê das coisas”.
BOLO DE BANANA ESPECIAL:
Ingredientes:
> 8 bananas d’água bem maduras
> 1 xícara de chá de farinha de trigo integral fina (100g)
> 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
> 2 xícaras de chá de aveia em flocos finos (150g)
> 1 ovo + 1 xícara clara
> ¾ de xícara de chá de óleo (150ml)
> ½ xícara de chá de açúcar mascavo
Modo de fazer:
> Numa batedeira, bater bem os ovos, o óleo e o açúcar até ficar um creme leve. Reservar. Amassar 6 bananas e misturar com o trigo, o fermento e a aveia. Juntar o creme e a mistura da banana. Misturar bem. Picar em rodelas as 2 bananas restantes e colocar uma parte no fundo da forma, já untada e polvilhada com trigo. Colocar a massa na forma e por cima, colocar o restante das rodelas de banana. Levar ao forno médio, pré-aquecido, por uns 40 minutos.