Um banquete de estilos: cozinhas para você se inspirar
Descubra o coração da casa com 10 cozinhas encantadoras e um bate-papo com Felipe Bronze, o mestre da culinária e do design
Poucos espaços têm o poder de unir forma e função tão harmoniosamente quanto a cozinha. Ela surgiu com o intuito de ser funcional. Isto é, um cômodo dedicado exclusivamente ao preparo de alimentos e bebidas. Contudo, à medida que as cozinhas foram evoluindo, esse pensamento antigo foi ficando para trás. Isso porque uma bela cozinha nos dias de hoje tem uma importância grande, não ficando restrita somente à preparação de uma refeição.
Tendo isso em mente, apresento hoje uma seleção de estilos de cozinha para você se inspirar. Aproveitei a oportunidade para ter um rápido bate-papo com Felipe Bronze, renomado conhecedor da arte culinária e do design de cozinhas.
Moderninha e invisível
Impregnada de sofisticação e funcionalidade, uma cozinha moderna é um exemplo de harmonia entre forma e função. Com traços minimalistas e uma gama de tonalidades neutras, ela evoca uma sensação de amplitude e luminosidade.
E para coexistir em perfeita sintonia com a sala de estar e não dominar o espaço, a cozinha adotou uma abordagem mais discreta com a proposta da Invisible Kitchen representando uma versão minimalista da cozinha convencional, com todas as instalações elétricas, hidráulicas e fogão embutidos na bancada. O resultado é tão sutil que quase não se percebe sua presença.
Copa: ponto de encontro
Com uma paleta de tons claros e neutros, a cozinha projetada pela arquiteta Marcia Müller apresenta um layout que incorpora um espaço para uma pequena ilha central. Os armários ocupam a extensão horizontal das paredes e exibem puxadores para garantir um visual mais limpo.
As cadeiras de madeira complementam o ambiente, proporcionando uma atmosfera acolhedora e permitindo a criação de uma copa, que se tornou o coração da casa.
Mais cor por favor
Para fugir um pouco da mesmice das cozinhas brancas, que tal uma cozinha bem colorida? Com paredes vibrantes, móveis em tons ousados e acessórios coloridos, cada detalhe é uma explosão de energia e personalidade. De bancadas em azulejo a cadeiras coloridas, cada elemento contribui para uma atmosfera animada e acolhedora. A Ouriço Arquitetura apostou nessa ideia, impossível não se encantar!
Cheia de charme
A arquiteta Marcia Müller usou uma paleta de cores delicada e refrescante nesta cozinha. O charmoso quadro negro na copa, traz o toque lúdico e descolado, como esperado em um ambiente feito para agregar pessoas. A atmosfera ficou ainda mais aconchegante com o piso de ladrilho hidráulico e a marcenaria na cor fendi.
Elegância atemporal
Não pense que armários pretos deixam a decoração da cozinha pesada. Este ambiente prova o contrário! Outra maneira de expressar sofisticação, uma cozinha com cores preta e branca pode adicionar charme e beleza para o lar. Essa é uma combinação versátil de cores, permitindo mixar grande variedade de estilos, basta dosar as tonalidades de forma equilibrada.
Cozinha com sabor de lembrança
Ah a cozinha da minha avó…sempre me traz boas lembranças…good old times…
Seja com cores vibrantes, tons pasteis ou mix de estampas, as cozinhas das vovós são carregadas de afeto e acolhem as pessoas como nenhuma outra. Cada detalhe é feito para garantir aconchego à toda a família. Móveis antigos, reutilização de materiais que remetem às memórias da infância e à valorização do feito à mão são algumas dessas características cheias de raízes.
Felipe Bronze
Nosso bate papo da vez é com Felipe Bronze, o aclamado chef estrelado, cuja genialidade na alta culinária o tornou uma das personalidades mais reconhecidas nas mesas brasileiras. Sua expertise vai além do óbvio, mergulhando profundamente tanto nos sabores exuberantes quanto nas nuances intricadas dos bastidores da cozinha.
Manu: Você prefere um layout da cozinha como um design de conceito aberto ou uma disposição mais tradicional?
Felipe: Sempre cozinha aberta, seja em casa, seja em restaurantes. Acho que esse formato humaniza a cozinha, promove encontros… e profissionalmente acredito muito que os chefs que trabalham no dia a dia deveriam estar próximos do público, vendo suas reações quando comem. Gosto muito desse formato de cozinha aberta e desde sempre.
Manu: Como você enxerga a relação entre o espaço da cozinha e o entretenimento? Gostaria de uma área mais social ou reservada?
Felipe: Imagino a cozinha como um grande estar, vejo como entretenimento puro. Minha casa e restaurantes giram em torno da cozinha.
Manu: Você tem alguma preferência em relação a materiais de bancadas e superfícies de trabalho?
Felipe: Gosto muito de Dekton, que além de lindo e limpo aguenta temperaturas. Fora isso, amo pedras naturais e madeira lixada, como os japoneses usam. É bonito, limpo e elegante.
Manu: Acredita que o design de uma cozinha pode influenciar a experiência gastronômica? Se sim, de que maneira?
Felipe: Em qualquer aspecto da minha vida acredito no design. Acho o design parte de qualquer experiência, principalmente quando ele traz funcionalidade. Há anos estudo aplicações de design para minhas cozinhas, inclusive desenhei minha própria.
Manu: Quais são suas cores preferidas para uma cozinha e como você acha que elas podem afetar o ambiente e a experiência de cozinhar?
Felipe: Gosto de tons claros, terrosos e algumas tonalidades de verde. Me conectam com a natureza. Mas também gosto do preto com cinza de pedras naturais. É necessário entender o momento de cada cozinha para cravar cores. Mas diria que materiais naturais e uma boa iluminação resolvem qualquer ambiente, deixando ele pronto para uma experiência mais tranquila ou mais quente
Manu: Há algum projeto de cozinha que você já tenha visto e que tenha impressionado você? O que o destacou?
Felipe: Muitos. A que fiz para o Pipo, para o Taraz…a do Tuju é impressionante, a do Asador Etxebarri por ser de fogo…são muitas as que me impressionam.