Imagem Blog

Manu Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Manu Müller, designer de interiores
Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

‘Conforto’: a nova cor do ano mostra a necessidade de desacelerar

Ela veio para trazer o que mais buscamos quando precisamos se desconectar, fazer um log out, dar um tempo. Colocar o mundo em modo avião

Por Manu_Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 dez 2023, 17h46

Ainda estamos em 2023, mas com o pé direito em 2024 e, sim, senhoras e senhores, já temos a cor para o novo ano.

A Suvinil renomada marca de tintas, escolheu ‘Conforto’ para 2024. Um tom que reflete o equilíbrio, tranquilidade, conexão e proximidade com a natureza, em uma época onde a sociedade está saturada pelo avanço da tecnologia.

Este azul claro, acinzentado que remete calma e o descanso para a mente, foi selecionado por transbordar o conforto e dar a sensação de um abraço ao céu. É uma cor que funciona também como uma ponte entre o novo e o atemporal.

O azul suave aveludado, evoca um ar de paz e é capaz de se infiltrar em diferentes personalidades da decoração trazendo uma presença reconfortante ao ambiente.

cor do ano
Conforto: azul claro acinzentado (Suvinil/Divulgação)

‘Conforto’ pode ser a protagonista, estando presente nos móveis, ou como um complemento charmoso. Com uma cor semelhante ao tom do céu, suas nuances podem ser utilizadas em paredes para um efeito mais marcante ou em detalhes decorativos como almofadas, tapetes e cortinas proporcionando um toque acolhedor e sofisticado aos espaços.

Paletas do Suvinil Revela 2024+ Inteligência Cromática

O estudo anual de tendências Suvinil Revela 2024+, apresentou também tons que guiam as sensações de tranquilidade e a  busca pelo equilíbrio. Cinco outras paletas foram criadas com os temas Cura, Infinito, Silêncio, Terra e Tempo. A boa noticia é que são fáceis de usar na decoração.

Continua após a publicidade
cor do ano
Terra (Suvinil/Divulgação)
cor do ano
Tempo (Suvinil/Divulgação)
cor do ano
Silêncio (Suvinil/Divulgação)
cor do ano
Cura (Suvinil/Divulgação)
cor do ano
Infinito (Suvinil/Divulgação)

Entendendo a escolha da cor do ano

A decisão de selecionar uma determinada cor dentro da vasta paleta de cores nada mais é do que um processo de observação profunda, que só pode ser realizado por quem tem um olhar treinado, conhece e trabalhou durante anos prevendo tendências.

O processo da seleção envolve decisões muito bem pensadas e um approach de uma pureza muito grande. A cor do ano não tem um objetivo comercial. Ela tem o objetivo de inspirar, e por isso ela tem que ressoar o momento da humanidade como um todo.

Tomei um café virtual com a Sylvia Gracia Gerente de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil para entender sobre o processo da escolha e as novidades da marca.

Manu: Como é feita a escolha da cor do ano?

Continua após a publicidade

Sylvia: A equipe que produz o Suvinil Revela inicia seu processo de criação ao observar tendências e preferências que vão além das tintas. As cores, presentes em diversas esferas da vida, como moda, comportamento, arte e cultura, são observadas a partir das tendências que surgem desses universos e perfis comportamentais. Michel Lott, consultor de cores e diretor criativo do Suvinil Revela, lidera uma análise detalhada e o cruzamento de dados colhidos a partir dessas buscas por referências. O estudo resulta em insights valiosos sobre escolhas de cores, estilos e necessidades alinhadas às demandas do mercado e dos consumidores.

Manu: No seu ponto de vista, quais as principais influências da moda e da decoração na definição de cores?

Sylvia: Ao iniciar a construção do estudo, é feita uma análise dos acontecimentos nos campos do comportamento, da sociedade e da tecnologia. A partir dessa abordagem, é feito um recorte direcionado ao contexto brasileiro. A moda desempenha um papel significativo na pesquisa, sendo uma área que dita tendências ao longo dos meses do ano. Ela serve como uma grande referência, e o time traça paralelos para compreender como estabelecer uma conexão efetiva com o segmento de tintas.

Por exemplo, na análise de uma tendência de moda, procura-se compreender suas raízes e as sensações que ela desperta nas pessoas, e o Revela busca traduzir essas tendências para o universo das tintas por meio das cores e texturas, por isso além da cor do ano, o estudo apresenta outras cinco paletas de cores.

Outro movimento que ajuda na definição da cor do ano é o acompanhamento de eventos de mercado. Neles, existe a oportunidade de absorver as novidades que vão fundamentar as escolhas que irão compor o estudo de cores. Por isso, eventos como as semanas de moda e a Semana de Design de Milão são grandes fontes de inspiração e identificação de tendências.

Continua após a publicidade

Manu: Como aplicar a cor do ano em casa?

Sylvia: ‘Conforto’ é uma cor fria e neutra, o que a torna uma tonalidade fácil de combinar, especialmente com tons terrosos e alaranjados. Essa combinação resulta em um conjunto cromático interessante, repleto de personalidade. Os tons quentes têm ganhado destaque nos últimos anos. Para ajudar decidir como e onde usar a cor do ano, a Suvinil lançou um aplicativo chamado Suvinil Teste Sua Cor, no qual é possível visualizar como a cor ficaria aplicada em cada ambiente.

Uma maneira de imprimir mais personalidade ao ambiente é investir em texturas por meio de tapetes, almofadas e móveis. Essa combinação proporciona um contraste que enriquece o espaço e adiciona mais personalidade. Trabalhos artesanais são elementos que combinam bastante com a cor do ano, por reforçar essa sensação de aconchego e conforto.

Levar a natureza para dentro de casa com elementos como plantas, pedras, madeira e outros materiais orgânicos também pode ajudar, eles adicionam frescor e suavizam o ambiente.

Uma dica é considerar a iluminação, pois ela interfere diretamente na percepção da cor. Portanto, é fundamental definir a intenção e certificar-se de que a iluminação do espaço seja adequada, realçando as cores da maneira desejada.

Continua após a publicidade

Manu: Está em alta a procura por cores que acalmam?

Sylvia: Durante o estudo, foi possível observar que, diante da sobrecarga de informações e estímulos, as pessoas anseiam por um refúgio, um espaço para desacelerar e encontrar paz e equilíbrio. A cor do ano reflete precisamente essa proposta. Sendo um azul fresco, claro e neutro, ela nos aproxima de uma conexão com a natureza ao evocar o tom do céu. Ao mesmo tempo, consegue se integrar aos universos digitais que fazem parte do cotidiano.

Através da pesquisa de tendências em diversas áreas, é possível perceber que, se antes o conhecimento era a moeda mais valiosa, atualmente, com o advento da Inteligência Artificial e ferramentas como o ChatGPT, a criatividade se tornou o bem mais precioso. Dessa forma, a cor ‘Conforto’ oferece frescor e descanso para mentes agitadas, possibilitando uma reconexão com as origens, para que a criatividade permaneça no centro da vida das pessoas. O Suvinil Revela 2024+ Inteligência Cromática apresenta 30 cores distribuídas em cinco paletas que representam essa busca por equilíbrio, sendo elas: silêncio, terra, cura, tempo e infinito. Todas as cores desempenham um papel de reconexão, estimulando a nossa imaginação criativa.

Manu: Quais as principais novidades da Suvinil para o mercado de tintas?

Sylvia: Em 2024, a Suvinil seguirá fortalecendo o compromisso em facilitar a jornada de pintura dos clientes, consumidores, arquitetos e pintores. E, para isso, dispõe de diversas ferramentas que auxiliam na experiência dos públicos com a marca.

Continua após a publicidade

Um dos últimos lançamentos nesse sentido foi o Guia de Escolha de Cores, que consiste em guiar os consumidores em 3 passos, por meio de perguntas e referências de tonalidades, a encontrarem a cor que desejam – também é possível comparar os tons selecionados. Com mais de 60 anos no mercado, a Suvinil já constatou que a escolha da cor muitas vezes é o maior dilema na jornada da pintura, e descrever a intensidade e as sensações buscadas acaba se tornando um grande desafio. Esta ferramenta surge para facilitar esse processo, além de guiar os clientes para conhecerem as mais variadas opções de cores, abrindo opções que talvez não fossem consideradas inicialmente, incentivando sua criatividade.

Além disso, durante o lançamento do Suvinil Revela 2024+, foi apresentada uma nova tonalidade para a linha Toque de Terra, massa para efeitos com pigmentação 100% mineral, que resulta em menor impacto ambiental. Esse produto foi lançado em 2023, com cinco cores e agora ganha nova cor, a Argila Rosada, presente na paleta Terra do estudo de tendências.

Em um mundo que nos cobra o tempo todo, desconectar a mente é uma necessidade para ser feliz. E se a intenção é desacelerar ‘Conforto’ pode ser uma aposta certeira para você e para sua casa.

Bjs e até 2024!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.