Programas no outono do JB: “Rota do chá” e “Dança das Cordas”
Atrações do fim de semana são gratuitas

Programas que podem trazer junto o prazer do outono, com fama de ser a melhor estação carioca, com seus dias esplendorosos, que fazem até aumentar nosso amor pela cidade: começa a “Cerimônia do chá” na Casa Pacheco Leão, nesta sexta (25/04), com participação do público (até 20 pessoas por horário), com preparo conforme a tradição chinesa. O evento é gratuito e, daqui em diante, acontece uma vez por mês, sempre na última sexta, às 11h e 15h.
A Pacheco está em cartaz com a mostra “Rota do Chá – Botânica, Cultura e Tradição” e quem apresenta a história da bebida é a professora Li Lu, acompanhada de música pela também professora Gao Chunhan, com o instrumento de corda chinês pipa. No sábado (26/04), programação musical, com Hugo Pilger, no cello, e Tibor Fittel, no acordeon, na varanda, às 11h e 16h.
A Casa Pacheco Leão, tombada pelo Iphan, foi reaberta em novembro, restaurada, depois de oito anos fechada. O JB foi o primeiro lugar no Brasil onde foi introduzido o cultivo da planta do chá (Camellia sinensis), por chineses trazidos pela coroa portuguesa especialmente para esse trabalho, no início do século 19.
Já no domingo (27/04) tem a “A Dança das Cordas”, a partir das 11h, completamente ao ar livre, próximo ao busto de D. João VI, com o Duo Buriti tocando Michael Praetorius, Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri, João Pernambuco, Astor Piazzolla, Manuel de Falla e Agustin Barrios. Uma volta ao tempo.