Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Uma paca na Lagoa: “É quase um milagre”, diz Moscatelli

Biólogo diz que é a 1ª da espécie vista ali em 35 anos que ele coordena a área

Por lu.lacerda
Atualizado em 28 jul 2025, 12h34 - Publicado em 28 jul 2025, 11h00
paca
A paca chegou à Lagoa pelo canal da General Garzon  (Ana Cid Fellows/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma visitante apareceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, nesta segunda (28/07), surpreendendo todo mundo do projeto “Manguezal da Lagoa”.

O biólogo Mario Moscatelli diz que é a primeira da espécie vista ali, nos 35 anos que ele coordena a área. “Provavelmente chegou atrasada para o Dia Mundial dos Manguezais (26/07), mas isso reforça tecnicamente a minha afirmativa de que, recuperando, tudo dá. A Lagoa se consolida como um centro de ecoturismo do Rio. Imagine o que não pode acontecer no sistema lagunar de Jacarepaguá, quando for recuperado?”, diz Mario, animado.

A paca veio do único acesso à Lagoa, pelo canal da General Garzon, foz do rio dos Macacos, que vem do maciço da Tijuca. “Ver essa paca, no meio da cidade, numa lagoa cercada por prédios, concreto e asfalto, é quase um milagre – um lugar onde a natureza foi suprimida. Têm algumas coisas que é só parar de atrapalhar que acontecem. Esses bichos devem ter um grupo de WhatsApp, e as capivaras devem ter avisado que ali há alimento e abrigo. E que o único predador, o ser humano, está relativamente controlado; então pode vir. Bicho é preguiçoso, e onde encontra comida farta e casa, ele está dentro. Pero Vaz de Caminha falou pouco e certo: “se plantando, tudo dá”, inclusive biodiversidade, finaliza Mario.

Pacas são roedores tímidos – preferem ambientes solitários e são excelentes nadadoras, usando a água como refúgio contra predadores. Elas são herbívoras; sua dieta é bastante variada. Além disso, são importantes dispersoras de sementes na natureza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.